APRESENTAÇÃO PARA TODAS AS TURMAS

ARTES VISUAIS

Apresentação                                           Postagem : 08 | 02|2021.

e-mail para contato: moni3l@yahoo.com.br

 

Olá, eu sou a professora Mônica Ferreira, responsável por ministrar as aulas de Artes Visuais. Cursei Artes Plásticas na UFRJ com especialização em História da Arte Sacra na Faculdade São Bento do Rio de Janeiro.  Juntos vamos aprender muitas coisas nas Aulas de História da Arte durante este ano letivo de 2021. Eu gostaria muito de saber sobre vocês e por isso, deixei meu e-mail para contato e o meu Blog para apresentação das aulas e das atividades. Sintam-se abraçados e acolhidos, pois mesmo em tempos diferentes, vou fazer de tudo para que vocês tenham um bom aproveitamento das minhas aulas. Juntos vamos discutir sobre os espaços de arte, que atualmente estão fechados por conta da pandemia, mas vamos aprender a apreciar as obras de arte (arquitetura, pintura e escultura) de maneira virtual, sob uma visão cultural dos povos. Estarei aqui, do outro lado da sua telinha de celular, computador, ou seu tablet para lhe dar todo o apoio possível, no que diz respeito às Artes Visuais e toda a esfera que engloba seu conteúdo. Vocês podem escrever no e-mail sobre dúvidas, e também vão me responder quando eu passar atividades para vocês através do mesmo e irão sempre colocar seu nome e sua turma no campo assunto do e-mail, assim eu saberei quem é você na hora de lançar a sua nota e seus pontos. Vocês também poderão ver todo o material que eu vou postar no meu Blog (o endereço logo abaixo do e-mail).

Conto com a ajuda de vocês, pois temos que trabalhar juntos, sem vocês meu trabalho seria impossível e sem a professora, não há aprendizado correto e orientado. Espero que vocês gostem dessa nossa conversa inicial, e estou aguardando vocês para assistirem às minhas aulas, todos estão convidados para viajarem comigo pelo fantástico mundo da História da Arte. Vem comigo!!!

 


O Que é Arte?

É provável que ao tentar responder a esta pergunta, muitas respostas diferentes tenham surgido. E talvez nem tenham chegado a um consenso sobre a definição. Afinal, é possível responder a essa pergunta objetivamente? Quem ou o que pode definir o que é arte ou não?

É difícil responder de forma objetiva o que é arte ou não. Possivelmente porque não exista somente um único jeito de se entender a vida e o mundo e se manifestar sobre eles. Cada sociedade, em épocas e lugares distintos, define seus padrões artísticos, e entende a arte de modos diferentes, ou seja, cada cultura tem sua própria forma de arte, o que é arte para uma cultura pode não ser considerada arte para a outra cultura.

Ao observarmos uma peça Marajoara, que pertence a um grupo humano que viveu na Ilha de Marajó, no Pará, antes da colonização, não é possível saber com absoluta certeza o significado da peça para aquela sociedade que a produziu, nem sabemos qual era a ideia da arte daquela cultura, e menos ainda, que a palavra ‘arte’ estaria no vocabulário daquele povo. Mas sabemos que é um objeto arqueológico, e que os arqueólogos, ao analisarem a sua forma, puderam entender que se trata de um objeto de utilidade prática e que lembra um grande vaso.

Imagem - Urna funerária
Cerâmica Marajoara, 400 a 1400 d.C. Ilha de Marajó

 

Conforme os estudos dos arqueólogos, essa urna foi classificada como um objeto religioso, ou seja, uma urna funerária, onde eram colocadas as cinzas das pessoas que faleciam. Ela também possui desenhos geométricos em toda a sua superfície. Quem a produziu, tomou cuidado de dar forma à função pretendida, além de lhe atribuir elementos simbólicos. Quando analisamos estes estudos, podemos pensar que aquela sociedade acreditava que a sua arte era importante, principalmente porque foi feita com muito cuidado, e rica em detalhes. Uma peça dessas pode nos causar muitas impressões e nos levar à mais curiosidades, nos educar sobre uma cultura, provocar reflexões, ser manifestação dos sentimentos do artista, de um sonho, imaginação ou até mesmo crença religiosa. Mas a obra de arte também pode ter função nenhuma! Isso mesmo! Sendo ela suficiente em si mesma.

Quando uma obra de arte entra em contato com o público, pode gerar muitas diferentes interpretações, e diferentes do que o artista quis dizer. Mas todas possuem caráter estético.

Você sabe o que é estética? Conhece essa palavra? Qual seu significado?

Pensamos primeiramente nos salões de beleza onde as pessoas fazem a estética da beleza, tratamentos faciais, cirurgias estéticas, e etc. Na verdade, não é uma utilização incorreta da palavra porque a mesma tem relação com a ideia de beleza, mas para a arte, a estética assume um significado muito mais amplo, até porque a palavra estética (do grego aisthésis = percepção).  Essa percepção ocorre durante uma experiência de contato com a arte, costuma-se dizer que houve uma experiência estética com a obra de arte.

Mas não é só isso, essa percepção pode chegar até o espectador por todos os nossos cinco sentidos, o que pode gerar diferentes sensações físicas, o que faz com que a experiência estética envolva interpretações feitas pela mente. Uma mesma obra de arte pode gerar diferentes interpretações nas pessoas.

Bom, com esta pequena introdução sobre o que vamos poder dialogar durante este ano letivo, deixo uma atividade com 5 perguntinhas pra gente aquecer os motores e vocês me responderem. Me manda por e-mail, tá?

1.  O que é arte para você?

2. Escreva no papel a primeira palavra que vem na sua mente quando falo a palavra “arte”.

3. A arte está presente na sua vida? Como? Onde?

4. Você realiza alguma atividade artística? Qual?

5. Quando você está produzindo essa atividade artística, o que mais é interessante para você? 

 

Referência Bibliográfica e Créditos de Imagens

Frenda, Perla.  Gusmão, Tatiane Cristina. Bozzano, Hugo Luis Barbosa. Arte em Interação. – 1 ed. – São Paulo: IBEP 2013.

http://www.museunacional.ufrj.br/dir/exposicoes/arqueologia/arqueologia-brasileira/arqbra010.html

 

 

 

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Bem-vindos