Caderno de Exercícios - 6 ano

EXERCÍCIOS DA AULA 16 - ARTE MODERNA , O PONTILHISMO EM GEORGES SEURAT Data 28|06|2021.

Favor enviar estes exercícios para o e-mail:📧moni3l@yaho

1. Reescreva em seu caderno a única frase correta:

a). O Pontilhismo é uma técnica que mistura as luzes.

b). O Pontilhismo é uma técnica criada por Georges SAURAT que faz a mistura óptica das cores através da aproximação de pontos de cor.

c). O Pontilhismo é uma pintura acadêmica. 

Georges SEURAT foi um artista que desenvolveu a arte de pintar com pontinhos coloridos.

d). O Pontilhismo é um movimento artístico de vanguarda, ou seja moderno,  em que os artistas revolucionaram a forma de pintar.


2. Observe com muita atenção o Caça-Palavras abaixo e encontre  8 palavras associadas aos nossos estudos no PONTILHISMO. Você deverá escrever em seu caderno todas as palavras que você encontrar. Boa sorte.


R

C

E

I

S

T

E

C

A

R

E

A

A

S

H

H

A

T

E

L

A

U

S

O

K

P

O

N

I

R

N

F

M

S

T

T

N

T

O

P

I

N

T

U

R

A

E

O

A

N

S

N

I

F

E

I

R

O

H

Y

F

T

O

E

T

N

E

C

S

M

E

L

R

T

É

C

N

I

C

A

N

T

A

R

A

I

U

I

E

M

N

E

O

R

A

O

N

O

E

G

H

S

M

H

L

T

E

O

Ç

E

R

N

V

I

S

Ã

O

A

O

R

A

T

R

O

A

D

K

I

T

S

D

D

E

N

F

I

M

M

A

I

W

A

I

A


3. Agora que você sabe tudo sobre o Divisionismo, também conhecido como Pontilhismo e o artista que mais se destacou nesse movimento, com suas palavras explique o que você entende por Pontilhismo?



4. Foi deixada na secretaria da escola, uma pintura para você colorir com a técnica do Pontilhismo, que você aprendeu. Use hidrocores (canetinhas), mas não esqueça que os pontinhos são colocados bem juntinhos para dar um efeito bem bonito.




EXERCÍCIOS DA AULA 15 - ARTE MODERNA , PONTILHISMO

Data 21|06|2021.

Favor enviar estes exercícios para o e-mail:📧moni3l@yahoo.com.br


1. Com base nos conhecimentos dos artistas que você já aprendeu todas as nossas aulas até agora, associe o nome do artista à sua especialidade e seu movimento artístico.


1.Georges SEURAT                          

2.Piet MONDRIAN   

3.Wassily KANDINSKY 


(    ) Abstracionista, seu estilo de pintar vem da paixão pela música, sonhos e contradições do subconsciente, seus trabalhos são marcados pela presença de uma diversidade de formas geométricas, muito coloridas.


(    ) Abstracionista, e utilizava muito as cores primárias, porque acreditava que elas eram as cores mais importantes no universo , e que com elas podia fazer qualquer cor que quisesse.


(    ) Foi um artista dedicado às artes à ciência, entendeu como a visão funciona para perceber as cores e criou uma forma de pintar chamada Pontilhismo, em que se fazia pequenos pontos ou manchas coloridas bem perto umas das outras, causando um efeito óptico diferente da pintura convencional.


2. Observe a imagem abaixo, e diga qual é essa técnica.  Faça uma arte com a técnica  que você aprendeu . Use hidrocores (canetinhas)!


Fátima Esper - Blog de Artes : Técnica do Pontilhismo em folha sulfite





EXERCÍCIOS DA AULA 14 - PIET MONDRIAN e as Cores Primárias

Data 14|06|2021.

Favor enviar estes exercícios para o e-mail:📧moni3l@yahoo.com.br

1. Quais eram as propostas das pinturas neoplásticas do artista Mondrian? 


2. Depois te termos estudado o Abstracionismo desde Kandisnky, complete os espaços com as seguintes palavras: 

abstracionista | Cavaleiro Azul | tradição |cores primárias.


a) A pintura que retrata a natureza e pessoas se utilizando se formas geométricas é a ________________________

b). Piet MONDRIAN foi um pintor que utilizava principalmente as____________________.

c). KANDINSKY tem uma obra que se chama _________________________.

d).A arte abstrata quebrou com a_______________da pintura que imitava a natureza com perfeição.


3. Observe todas as obras de Piet Mondrian  apresentadas na aula do dia 14|06|21 e responda o que se pede:


a).O que existe em comum em todas as obras do artista?

b).Qual a figura geométrica é bastante utilizada nessas obras apresentadas , a partir da linha?

c).Por que Mondrian utilizava muito as cores primárias nessas composições?


4. Agora mostre que você aprendeu muito sobre Mondrian e as cores primárias. Observe a obra abaixo e represente-a em seu caderno. Depois, siga colorindo os espaços do seu jeito, mas utilizando somente as cores primárias.


100% free coloring page of Piet Mondrian painting - Composition with Red  Yellow Blue and Black. You be the master… | Piet mondrian, Piet mondrian  painting, Mondrian 



ARTES VISUAIS

EXERCÍCIOS DA AULA 13 - O Estudo das Cores Primárias

Data 07|06|2021.

Favor enviar estes exercícios para o e-mail:📧moni3l@yahoo.com.br

1.Quais são as cores primárias e por que são chamadas assim?


2. Como se chama o grupo de cores criadas pela mistura das cores primárias?


3. Encontre as cores secundárias, fazendo a mistura das cores primárias. Utilize apenas os seus lápis de cores primárias.

 

4. Agora com seus lápis de cores primárias, 

crie uma arte com apenas a cores primárias.

Depois faça o outro desenho com as misturasdas cores primárias. 

Não vale usar cores prontas da caixa de lápis.Não usar hidrocor (canetinhas) nesta 

atividade.


Elementary art, Art lessons, Colorful art projects

Deep Space Sparkle Art Lessons for Kids: Primary and Secondary Colors Art  Lesson



A HISTÓRIA DA ARTE

EXERCÍCIOS DA AULA 12- ARTE MODERNA ABSTRACIONISMO - O Estudo do Triângulo em Kandinsky Data 31|05|2021.

Favor enviar estes exercícios para o e-mail:📧moni3l@yahoo.com.br

1. Observe a obra do artista Kandisnky abaixo e responda o que se pede:


Vasily Kandinsky, Blue Painting, January 1924. Oil on canvas board, 19 15/16 x 19 1/2 inches (50.7 x 49.5 cm)
Wassily Kandinsky - Blaues Bild (Pintura Azul), 1924
a). Qual a maior figura geométrica da composição?

b). Qual a menor figura geométrica da composição?

c). Quantos triângulos ou formas parecidas com triângulos possui a obra?

d). Qual a figura que lhe chama mais atenção?

e). O que parece estar acontecendo com o maior triângulo?




2. Observando as duas obras  Kandisnky abaixo Triângulo Negro” e “Unidade de Luz”,  quais as semelhanças que você percebe?


Wassily Kandinsky, Scwarzes Dreieck (Black Triangle), 1923 | Wassily  kandinsky, Kandinsky, Art
Wassily Kandinsky, Scwarzes Dreieck (Triângulo Negro), 1923

File:Kandinsky - Bright Unity, 1925.jpg
Wassily Kandinsky - Bright Unity ( Unidade de Luz) 1925


3. A obra de Kandinsky intitulada WEISHES HART, possui diversos tipos de triângulos que nós já aprendemos (aulas 5 e 6 - triângulos).  Observe a obra, encontre os triângulos classificados como Isósceles, Escaleno e Equilátero e desenhe-os em seu caderno, com seus devidos nomes. Depois pode colorir.

Maler Wassily Kandinsky. Malerei. Weiches Hart. 1927
Wassily Kandinsky - Weiches Hart, 1927





A HISTÓRIA DA ARTE

EXERCÍCIOS DA AULA 11- ARTE MODERNA ABSTRACIONISMO - O Estudo do Círculo na Obra de Kandinsky 

Data 24|05|2021.

Favor enviar estes exercícios para o e-mail:📧moni3l@yahoo.com.br

Resultado de imagem para Color Study, Squares with Concentric Circles
 Wassily Kandinsky - Color Study Squares with Concentric Circles - (1913)

1. Observe a obra do artista Kandisnky acima e faça uma releitura dela no seu caderno ou em uma folha separada. Lembre-se de não deixar nenhum espaço em branco. Pra começar dobre a folha ao meio três vezes para marcar os espaços quadriculados e depois em cada um deles, desenhe círculos grandes, depois menores e menores ainda, um dentro do outro. Use toda a sua criatividade para compor coloridos bem diferentes.


2.Observando as 6 pinturas do Kandinsky, diga qual a figura geométrica que mais aparece nessas obras.


3. Escolha um elemento (um detalhe, uma figura, um objeto) que você mais gostou em cada obra do artista postada na Sala de Artes 6 ano e desenhe em uma folha a parte, criando uma nova obra inteiramente sua. Pode ser seu caderno mesmo. Depois pode colorir como quiser.





A HISTÓRIA DA ARTE

EXERCÍCIOS DA AULA 10 (Parte III) 

ARTE MODERNA: ABSTRACIONISMO, O Fantástico Mundo de Kandinsky 

Data 17|05|2021.

Favor enviar estes exercícios para o e-mail:📧moni3l@yahoo.com.br

1 Observe a obra “ O Cavaleiro Azul”, (na Aula de Artes 6 ano) de Kandinsky e faça um desenho da sua criatividade ,a partir dessa pequena história, que vou lhe contar:


“ ...e estavam todos assistindo ao jornal na TV, quando de repente apareceu um cavaleiro , num cavalo branco muito grande no meio da cidade. O cavaleiro apareceu assustado,  e ele usava roupas de cores azuis, muito bonitas e vibrantes, daqueles príncipes da era medieval.

O cavalo e o cavaleiro estavam assustados, pois pareciam perdidos. Os carros tentavam desviar para não atropelarem o cavalo e seu cavaleiro, a buzina dos automóveis assustou o grande cavalo branco, que inclinou-se todo para o alto ficando maior ainda, se apoiando sobre as duas patas traseiras  O cavaleiro não sabia onde estava e nem o que estava acontecendo,  parecia uma mágica que o trouxe de outro tempo.”

Pronto! Com esse pedacinho de narrativa, você agora vai fazer a sua arte. 

Desenhe esta cena que você leu, dando vida a essa historinha.

Use uma folha inteira de papel, ou no seu caderno. Pode usar giz de cera, lápis de cor e hidrocores (canetinhas coloridas) ou tudo junto. Lembre-se de que Kandinsky gostava muito das cores e as formas eram muito abstratas, ou seja , as formas reais se transformavam em formas mais livres. Não tenha medo de deixar sua pintura bem colorida.


2 Marque V para verdadeiro e F para falso. 

Sobre o Abstracionismo podemos afirmar que: 

(   ) Movimento artístico ligado às vanguardas artísticas, de liberdade na pintura.

(   ) Forma de representação da natureza exatamente, ela é. Copiar o que se vê.

(   ) Os artistas desse movimento queriam romper com antigas formas de representação do real.

(   ) A decomposição da figura e a simplificação da forma são técnicas utilizadas pelos abstracionistas.


CRÉDITO DE IMAGEM

http://www.elarteporelarte.com/clases-cultura-visual/jinete-azul-kandinsky-marc-jawlensky-klee/

A HISTÓRIA DA ARTE

EXERCÍCIOS DA AULA 10 (ParteII) 

ARTE MODERNA: ABSTRACIONISMO, O Fantástico Mundo de Kandinsky Data10|05|2021.

Favor enviar estes exercícios para o e-mail:📧moni3l@yahoo.com.br

1. De onde era o artista Wassily Kandinsky?

2.  Por que Kandinsky revolucionou a maneira de pintar naquela época?

3.  Quais os temas encontrados nas pinturas de Kandinsky, ou seja o que mais ele retratava?

4.  Na sua opinião é possível pintar uma música? 

5.  Pense numa música que você gosta , escreva o nome dessa música e faça uma composição abstrata com referências dessa música, ou seja elementos que você goste e que estejam na música, você poderá colorir a sua composição como quiser depois.

6.  Vou deixar um trabalho para você pegar na secretaria da escola. O desenho que você receberá para colorir é uma réplica da pintura do artista Kandisnky : Amarelo, Vermelho, Azul , de 1925 .Esta pintura será usada como complemento da sua pontuação nesta matéria - Abstracionismo. Você deverá colorir com lápis, tinta, giz de cera, ou qualquer material de cor que você tiver. Depois junte esta pintura com estas atividades aqui, tire foto e envie para o meu e-mail.



A HISTÓRIA DA ARTE

EXERCÍCIOS DA AULA 10 - ARTE MODERNA - ABSTRACIONISMO (Parte I) 

Postagem:03|05|2021.

Favor enviar estes exercícios para o e-mail: 📧moni3l@yahoo.com.br

1 Explique com suas palavras o que você entende por arte abstrata.

2 No texto estudado da aula 10, viemos duas palavras 

novas: ACADEMICISMO E VANGUARDAS. Qual a diferença dessas duas palavras no âmbito da arte?

3 O que acontece numa obra abstracionista? 

4 VAMOS CRIAR UMA OBRA ABSTRATA? Observe a imagem abaixo, e utilizando as formas geométricas (linha, ponto, círculos, triângulos), que você aprendeu nas aulas anteriores, recrie esta mesma cena dentro do modelo abstracionista. Você também poderá colorir da sua maneira.

Esporte equestre | Escola do Cavalo



ARTES VISUAIS

EXERCÍCIOS DA AULA 9 - LETRA BASTÃO Postagem:26|04|2021.

Favor enviar estes exercícios para o e-mail: 📧moni3l@yahoo.com.br

1.Pratique em seu caderno a letra bastão. Será levado em 

consideração tudo o quê você aprendeu na Aula 9

Não vale deixar a letra torta, nem com vários tamanhos, 

nem borrada.

Use a sua régua para fazer as linhas, se desejar.

MAS A LETRA BASTÃO NÃO PODE SER FEITA COM RÉGUA. 

Você poderá desenhar a lápis, mas não se esqueça de 

passar para caneta ao final.

Diário da Geometria: Letras Bastão






ARTES VISUAIS

EXERCÍCIOS DA AULA 8 - Desenho Geométrico Básico: CÍRCULO E CIRCUNFERÊNCIA Postagem:19|04|2021.

Favor enviar estes exercícios para o e-mail: 📧moni3l@yahoo.com.br

1.  Observe a circunferência abaixo e com base na folha de texto explicativo, faça o que se pede. 

Use sua régua como apoio para a tarefa. Você pode desenhar a circunferência no seu caderno, usando 

um copo.


Cordas em uma circunferência

a). Destaque o raio pintando-o de vermelho.


b). Defina a CORDA como o segmento de reta AB.


c). Defina o DIÂMETRO como o segmento de reta CD.


d). Defina o ARCO como o segmento de reta EF





EXERCÍCIOS DA AULA 7 - Desenho Geométrico Básico: TRIÂNGULOS - Classificação do triângulo quanto à medida dos lados Postagem:12|04|2021.

Favor enviar estes exercícios para o e-mail: 📧moni3l@yahoo.com.br

1.  Construa um triângulo isósceles com medidas 2,0 cm; 3,0 cm ; 3,0cm.
2. Construa um triângulo escaleno com medidas 2,0 cm; 5,0 cm ; 7,0cm.
3. Construa um triângulo equilátero com medidas 6,0 cm; 6,0 cm ; 6,0cm.  
4. Considerando um triângulo de lados A, B, C , identifique o tipo de triângulo abaixo, com as medidas dadas.

O Triângulo reto e algumas leis importantes - conrado@mat
a).

lado AB = 3,0cm ; 
lado AC =3,0 cm
lado CB =3,0 cm.
Triângulo
________________________


b).

lado AB = 3,0cm ; 
lado AC =3,0 cm
lado CB =2,0 cm.
Triângulo
________________________

c).

lado AB = 7,0cm ; 

lado AC = 3,0cm
lado CB = 6,0 cm.
Triângulo
 ____________________





EXERCÍCIOS DA AULAS 6 - Desenho Geométrico Básico: TRIÂNGULOS

Postagem:05|04|2021.

Favor enviar estes exercícios para o e-mail: 📧moni3l@yahoo.com.br

1.Observe o triângulo da figura abaixo, complete o que se pede: 



triângulo escaleno


a). Os pontos   A, B e C são os ______________do triângulo.


b).  Os ângulo internos do triângulo são expressos por

______________,______________,_______________


c). Os lados do triângulos dão os segmentos

____________,_____________,__________


2.  Dê o nome do triângulo que tem:

a). três lados com medidas diferentes _____________________

b). um ângulo obtuso__________________________________

c). três ângulos de 60º _________________________________

d). dois lados com a mesma medida ______________________

e). um ângulo reto _____________________________________





EXERCÍCIOS DA AULAS 5 - Desenho Geométrico Básico: ÂNGULOS

Postagem:22|03|2021.

Favor enviar estes exercícios para o e-mail: 📧moni3l@yahoo.com.br



1. Analise os ângulos quanto à sua abertura e indique qual deles é menor, maior ou igual a 90º graus, depois informe qual o nome deles.

Ângulo Agudo de 40º               Ângulo Reto 

                      Ângulo Obtuso de 145º

2. Desenhe a casinha abaixo, mas não esqueça de identificar os ângulos que você já aprendeu. Use a sua régua para desenhar a casinha e pinte os ângulos com lápis de cor. Se você preferir usar seu transferidor para descobrir os ângulos, também poderá fazer.


a). Pinte de vermelho todos os ângulos agudos  

b). Pinte de azul todos os ângulos retos,

c). Pinte de amarelo todos os ângulos obtusos.

quanto à sua abertura e indique qual deles e menor, maior ou igual a 90º graus, depois informe qual o nome deles.

 






EXERCÍCIOS DAS AULAS 3 e 4 - Desenho Geométrico Básico: reta, e operações com segmentos de retas

Postagem:15|03|2021.

Favor enviar estes exercícios para o e-mail: 📧moni3l@yahoo.com.br

1. Traçar uma reta de 7,0 cm. (CONSTRUIR COM O AUXILIO DA RÉGUA)

 2.Traçar um segmento AB, com 5,0. (CONSTRUIR COM O AUXILIO DA RÉGUA)

 3.Desenhe uma reta com as seguintes medidas abaixo e depois resolva a operação que se pede. As respostas são todas com desenhos das retas com o uso da régua. Não responder com números!

a = 5,0cm         b = 4,0cm

a + b =


c = 9,0cm        d = 3,0cm

c - d =


 e = 2,0cm        f = 3,0cm

e x f =


 4. Traçar pelo ponto P uma reta s, paralela à reta r

________________________________________r

             ·    P

 5. Traçar a reta s por um ponto P pertencente a r, que seja PERPENDICULAR à reta r.

6. Traçar as retas s, t coincidentes.

7.  Traçar as retas m, n  paralelas.

     8. observe as retas abaixo e identifique:

a). o ponto  

b). um segmento de reta

c). duas retas perpendiculares

d). duas retas concorrentes.

 

 

 

 

 


EXERCÍCIOS DA AULA 3 - Desenho Geométrico Básico: reta e operações com segmentos de retas

Postagem:07|03|2021.

Favor enviar estes exercícios para o e-mail: 📧moni3l@yahoo.com.br


1.   Desenhe os segmentos de reta abaixo e identifique-os adequadamente como no primeiro exemplo:



2.  Observe as retas r , s e t abaixo e responda lembrando sempre que o Ponto é marcado com as letras maiúsculas.

a). Quais pontos pertencem a reta r? _______

b). Quais pontos pertencem à reta s ? ______

c). Quais pontos pertencem à reta t ? _______

 

3.  Observe as figuras abaixo e identifique-as pelo número na legenda.

 

a)  semirreta BA______   

b) segmento de reta AB______  

c) reta  AB______ 

d) segmento de reta BA  _____







 

EXERCÍCIOS DA AULA 2 - Desenho Geométrico Básico: Ponto, Linha, Plano, Sólido

Postagem:01|03|2021.

Favor enviar as respostas para o e-mail: 📧moni3l@yahoo.com.br

1. Escreva quem é a figura geométrica (ponto, linha e plano) que você associa quando observa:

 a) Uma corda esticada?_________

 b) Uma estrela no céu?___________

 c) O encontro de duas paredes?_______

 d) Um campo de voleibol?_________

 e) Um furo de agulha numa folha de papel?______

 f) A folha de seu caderno?_________

 g) Um raio de luz?_________________

 

 2. Ajude o carteiro a encontrar as ruas através da localização geométrica abaixo. Observe e responda:

a) Qual a Rua paralela á Rua dos Cravos?

b) Quais as duas ruas perpendiculares á Rua das Rosas?

c) Quais as duas ruas de posição vertical no mapa? 

d) Qual a rua de posição horizontal no mapa?

e) Qual a rua de posição inclinada no mapa?

 

 

 

 

EXERCÍCIOS DA AULA 16 - 

Arte no Antigo Egito:  a pintura e a escultura  Postagem:14|12|2020.

Favor enviar as respostas para o e-mail: 📧moni3l@yahoo.com.br

1. Por que o texto afirma que a Arte Egípcia não foi feita para ser vista?

 

2. O que é Lei da Frontalidade na arte egípcia?


3. Explique de que modo a Lei da Frontalidade era aplicada às estátuas egípcias.

4. Por que as estátuas dos deuses tinham que estar apresentadas de frente?

5.  Quais as características mais importantes da Arte Egípcia?

 

6. Quais as justificativas para que as figuras femininas fossem pintadas de maneira diferente, com tons mais claros que as figuras masculinas?

 

 7. Observe a imagem abaixo e identifique em cada número, o tipo de Lei da Frontalidade que aparece.

  

 

 

 

 

EXERCÍCIOS DA AULA 15- 

Arte no Antigo Egito:  Mumificação  

 Postagem:23|11|2020.

Favor enviar as respostas para o e-mail: 📧moni3l@yahoo.com.br


1. Onde e quando surgem as práticas de mumificação?

2. O que se colocavam nas sepulturas, juntamente com o corpo mumificado?

3. Como eram decorados os sarcófagos e as tumbas?

 

4. Para responder às perguntas abaixo, você deverá assistir ao vídeo postado na aula 15.

a. Qual o nome da múmia que o vídeo apresenta?

b. Para que servia a mumificação?

c. Normalmente em todo o processo de mumificação, todos os órgãos eram removidos, menos o coração. Mas no vídeo que você assistiu, o que acontece de diferente?

d. Qual o principal ingrediente que os egípcios utilizavam na preparação do corpo que seria mumificado?

e. O que tem na bolsa que é colocada no peito do falecido?

f. Onde é escrito o nome da múmia?

 

 

EXERCÍCIOS DA AULA 14-Arte no Antigo Egito:  A Escrita Antiga Egípcia  Postagem:09|11|2020.

Favor enviar as respostas para o e-mail: 📧moni3l@yahoo.com.br



1. Como surgiram os símbolos que decoram as paredes dos templos e pirâmides no período antigo da história egípcia?


2. De acordo com o texto, explique o que são hieróglifos e qual a função deles?

3. Quem somente tinha autorização para usar, entender e escrever os hieróglifos?

 

4. Qual a diferença da escrita Hierática para a Demótica?

 

5. Observe o quadro abaixo e usando o modelo antigo egípcio, escreva seu nome substituindo as letras do seu nome pelos hieróglifos.

 

hiroglyphics | How were they made? When? Why? | Egyptian alphabet, Egyptian  crafts, Egyptian hieroglyphics




 
O meu nome ficou assim:

 


Agora, sua vez!

 

 

 

 

EXERCÍCIOS DA AULA 13-ARTE NO ANTIGO EGITO:  Arquitetura - templos Postagem em 26|10|2020.

Favor enviar as respostas para o e-mail: 📧moni3l@yahoo.com.br

 

1. Quais os tipos de templos podem ser encontrados no Egito? Destaque as suas características e diferenças.

 

2. Com suas palavras, explique porque o templo do deus Rá era aberto.

 

3. Observe com muita atenção a entrada do Complexos de Templos de Luxor, Karnak e o templo da deusa Ísis em Philae e diga qual a estrutura que existe em comum em todos esses locais?

4. Ao observarmos algumas colunas de templos egípcios notamos certos tipos de semelhanças com plantas e flores locais. Reescreva em seu caderno a única questão correta:

 

Lotiforme, cuneiforme e puntiforme

Lotiforme, palmiforme e papiriforme

Lotiforme, cuneiforme e papiriforme 

Lotiforme, falciforme e cuneiforme

 

5.VAMOS FAZER ARTE?

Observe as três colunas abaixo e faça o que se pede:

a). desenhe-as no seu caderno e pode pintar também para ficar bem bonito, 

b). classifique cada uma delas quanto ao formato de seus capitéis.

 

 

 

 

 

 

EXERCÍCIOS DA AULA 12 – ARTE NO ANTIGO EGITO: ARQUITETURA - PIRÂMIDES - Postagem em 13|10|2020.

Favor enviar as respostas para o e-mail: moni3l@yahoo.com.br

 

1. Qual a função de uma pirâmide no Antigo Egito? Para quem era destinada a sua construção? 

 

2. Desenhe uma mastaba e uma pirâmide.

3. Quais a diferenças você percebeu ao desenhar a mastaba e a pirâmide? 

4. Desenhe uma mastaba e uma pirâmide.

5. Você concorda que os egípcios antigos tinham uma cultura voltada para a morte? Como podemos justificar essa questão?

6. O que geralmente era colocado na câmara mortuária junto com o sarcófago do faraó?

7.Sabemos que o Egito ainda mantém muitas pirâmides por lá, nos dias de hoje. Faça uma pesquisa e descubra o nome das três pirâmides mais famosas do Egito e desenhe cada uma delas. Pode colorir.




EXERCÍCIOS DA AULA 11

Arte no Antigo Egito    

Postagem: 28/09/2020.                        e-mail:moni3l@yahoo.com.br


1. Qual a localização do Egito?

2. Onde nasce o Rio Nilo e por que é considerado a bênção do Egito? 

3. Como a civilização egípcia conseguiu se estabelecer , se organizar e crescer por milênios em uma região desértica e ainda manter agricultura e pecuária? 

 

Vetor Premium | Garoto bonito em traje egípcio., personagem de desenho  animado.4. Faça um desenho artístico de como você imagina o Egito Antigo, depois de ter lido o texto na Aula de arte, tire foto e mande por e-mail. Vale nota.

 

 

 

 

 

EXERCÍCIOS DA AULA 10 -  Arte na Pré-História Postagem: 15/09/2020.

1.Vamos fazer arte?

Que tal fazermos um trabalho imitando os homens das cavernas?

Arte Rupestre – Desenho raspado Material: Cartolina branca, Giz de Cera de várias cores, Tinta Nanquim preta, pincel, clips ou agulha gross...

Para esse trabalho muito legal vamos precisar de :

Papel cartão branco , tipo cartolina.

Giz de Cera de várias cores;

Tinta gouache preta,

Pincel.

Lápis comum para riscar.

 

Modo de fazer:

a)   Pinte a cartolina com o giz de cera, da maneira que mais gostar, colorindo bem cada pedaço de uma cor. Atenção, pressione bastante o giz sobre a cartolina.

b)   Passe tinta preta sobre a camada de giz de cera e espere secar bem.

c)   Depois faça um desenho sobre a tinta seca, inspirado nos registros rupestres, vá raspando o desenho com o lápis bem delicadamente. Você verá que a tinta é removida e no local aparece o Giz de cera colorido.

Aproveite para aumentar seus pontos! Não se esqueça que você poderá me enviar as fotos do seu trabalho pelo e-mail, com seu nome e turma, que eu vou postar aqui! Aproveite para aumentar seus pontos!

 

 


EXERCÍCIOS DA AULA 10 -  Arte na Pré-História Postagem: 08/09/2020.

1. Como eram feitas as mãos em negativo do nosso homem primitivo da era das cavernas?

2.Quais lugares os estudiosos e os arqueólogos encontraram vestígios da presença desse tipo de arte?

3.Sabemos que os moldes das mãos que o homem primitivo fazia nas paredes das cavernas, eram feitas com um tipo de material. Que tipo de material era esse?

4.De que maneira o homem primitivo fazia as mãos em negativo nas paredes das cavernas?

 

5.Vamos fazer arte?Imagine você no tempo das cavernas! Agora você é o artista. Para esta atividade, vamos precisar de filtro de café usado e sequinho, cola, papel ofício, tinta gouache. Eu coloquei esse vídeo abaixo pra você ter uma ideia de como será seu trabalho. Depois é só separar os materiais e mãos à obra! Não se esqueça que você poderá me enviar as fotos do seu trabalho pelo e-mail, com seu nome e turma, que eu vou postar aqui!

link do vídeo 

https://www.youtube.com/watch?v=ZHXXhoYeaIA

 

 

 


EXERCÍCIOS DA AULA 9 - Arte na Pré-História      

 Postagem 24|08|2020.

 

1. Podemos chamar os registros encontrados nas profundezas das cavernas de "arte"?

2.  Através de quais registros sabe-se que o homem das cavernas fazia arte?

3. Os desenhos encontrados no interior das cavernas retratam cenas de guerra, caça a animais. Descreva com suas palavras o que você aprendeu sobre estes desenhos, e por que o homem pré-histórico desenhava estas cenas nas profundezas das cavernas.

4. Cite alguns elementos que o homem primitivo utilizava para fazer desenhos rupestres.

5. Para o homem primitivo, havia uma questão mágica sobre a representação dos animais nas profundezas das cavernas. Explique porque ele fazia todas as representações no mais profundo dessas cavernas.

 

 

 

 


 

EXERCÍCIOS DA AULA 8 – Estudo do Abstracionismo nas obras de Miró

Postagem 10|08|2020.

1. Se Abstração significa se distanciar da ideia da realidade e se podemos imaginar algo que ainda não existe para ser representando, e representar algo que existe de maneira muito diferente da verdadeira. Como ficaria a abstração da imagem abaixo?

 Painel Festa Paisagem Praia Verão Mar Landscape Ilha 3x2 no Elo7 ...

 

2. Falando sobre o artista Joán Miró, por que ele foi considerado um revolucionário na arte de pintar? O que o fazia ser tão diferente dos outros pintores?

 

3.A obra “O Ouro do Firmamamento” nos levou para uma aventura de Mari, uma menininha muito esperta e que gostava de imaginar as coisas. Do que trata a história de Mari? Onde ela estava quando começou a falar com os elementos da obra?

4.Quais elementos da obra de Miró falaram com Mari?

 

5.Observando a obra “ Voo do Pássaro ao Luar” , responda:

a).Que cor é a lua representada por Miró?

b).Que cor é o céu?

c). Desenhe a estrela da obra.

6.Você acha que todas as pessoas desenham as coisas de maneira exatamente iguais?

 

7.Observando as obras de Miró, podemos perceber que ele gosta muito de pintar com as cores primárias. Quais das obras apresentadas possuem essas cores?










 EXERCÍCIOS DA AULA 7:
Abstracionismo         postagem 13|07|2020



1. O artista Paul Klee desde criança mostrava alguns talentos importantes para a construção de seu trabalho no futuro. Destaque os talentos que ajudaram Paul Klee e ter um traço muito específico em seu trabalho como pintor.

2. Fale sobre a viagem à Tunísia, na África de Paul Klee e  qual a importância dessa viagem para o trabalho do artista? O que ele pode aprender? Do que mais ele gostou, e se encantou?

3.  Como era a técnica diferenciada que Paul Klee encontrou para fazer suas pinturas?

4. Agora observe a obra "Jardins da Tunísia" postada no Blog e conte com suas palavras o significado dessa pintura do artista.

5.Observe as imagens abaixo e classifique-as como Pontilhismo ou Abstracionismo em seu caderno.

Composição VIII (Kandinsky) – Wikipédia, a enciclopédia livre    Senecio (Paul Klee) – Wikipédia, a enciclopédia livre                 Georges Seurat - 174 obras de arte - pintura
a.Composição VIII -                  b. Senecio - Paul Klee                c. Jovem Maquiando-se
       Kandinsky                                                                                               Georges Seurat 



6.Vamos fazer uma pintura igual as que o Paul Klee gostava de fazer com aquarela? 
Então você vai precisar de anilina comestível,aquela que se usa em confeito de cobertura de bolos (imagem abaixo) mas pergunte seu responsável se tem em casa, geralmente as mamães têm esse produto. 
Depois escolha uma paisagem, ou objeto de sua preferência e desenhe em uma folha mais grossa, tipo cartolina.
Pegue a anilina e pingue uma gotinha no desenho e com um pincel fininho espalhe pelo desenho. Você vai precisar de um potinho com água pra poder deixar a anilina mais transparente quando quiser a cor mais clarinha. Aí você vai criando suas tonalidades e sua obra vai surgindo. Divirta-se!
Death In Colors: RECEITA: Como fazer Bolo de Arco-írisPintura Puesta De Sol, Mar Y árbol, Papel Pintado Paisaje, Collage ...










 EXERCÍCIOS DA AULA 3  ABSTRACIONISMO                Postagem em 18|05|2020



1. Observe a obra do artista Kandisnky abaixo e faça uma releitura dela no seu caderno ou em uma folha separada. Lembre-se de não deixar nenhum espaço em branco. Pra começar dobre a folha ao meio três vezes para marcar os espaços quadriculados e depois em cada um deles, desenhe círculos grandes, depois menores e menores ainda, um dentro do outro. Use toda a sua criatividade para compor coloridos bem diferentes.

2.Observando as quatro pinturas do Kandinsky, diga qual a figura geométrica que mais aparece nessas 4 obras.

3. Escolha um elemento (um detalhe, uma figura, um objeto) que você mais gostou em cada obra do artista postada na Sala de Artes 6 ano e desenhe em uma folha a parte, criando uma nova obra inteiramente sua. Pode ser seu caderno mesmo. Depois pode colorir como quiser.















Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Bem-vindos

APRESENTAÇÃO PARA TODAS AS TURMAS

Um pouco do meu trabalho