Caderno de Exercícios - 9 ano

EXERCÍCIOS DA AULA 9 (parte II)- TEORIA DA GESTALT - As Leis da Gestalt - Continuidade e Pregnância

Data da aula 14|06|2021.

🚨Enviar as respostas para o e-mail: moni3l@yahoo.com.br

1. Quais as duas leis apresentadas na aula de hoje ?

2. Observe a Catedral de Brasília do arquiteto Oscar Niemeyer, abaixo e informe em qual lei da Gestalt esta estrutura se encaixa? Justifique a sua resposta. 


Catedral de Brasília: história + 4 curiosidades surpreendentes!



3. Escolha uma imagem, pode ser da internet, uma foto de uma embalagem de um produto, que tenha a Lei da Pregnância. Depois faça a análise de como a imagem está disposta, se do ponto de vista do design, é viável, ou seja, se a imagem se enquadra na proposta da Lei de Pregnância e indique qual é o elemento visual mais forte dessa imagem.




EXERCÍCIOS DA AULA 9 - TEORIA DA GESTALT - As Leis da Gestalt - Semelhança e Proximidade  

Data da aula 07|06|2021.

🚨Enviar as respostas para o e-mail: moni3l@yahoo.com.br

1. Quais as duas leis apresentadas na aula de hoje ?


2. Por que as Leis da Gestalt são tão fundamentais para o trabalho de um designer? 

3. Como a mente humana tende a se comportar diante de imagens caóticas, e desorganizadas?

4. Quais as regras que regem os princípios da Gestalt?

5. Fotografe ou encontre imagens com o exemplo da Lei da Semelhança. Depois faca a análise do ponto de vista de como a imagem está disposta, se é viável e se ela se enquadra dentre dessa lei.  

6. Ache um exemplo de criação visual que seja de má qualidade em termos de viabilidade da imagem, ou seja, alguma imagem que não esteja dentro dos padrões de uma das Leis que estudamos nesta aula (Semelhança ou Proximidade). Pode ser cartaz de rua, imagens de um produto, um panfleto anunciando a venda de algum produto. Depois analise até que ponto essa má qualidade oferece um fracasso para a venda da imagem do produto, ou seja, onde existe o erro. Depois que escolher a imagem , faça o ajuste com a sus própria caneta melhorando, dizendo o que a imagem deveria ter para ser visualmente viável ao consumidor.




EXERCÍCIOS DA AULA 8 - TEORIA DA GESTALT - A Lei da Boa Forma nas Artes Visuais Data da aula 31|05|2021.

🚨Enviar as respostas para o e-mail: moni3l@yahoo.com.br

1. Qual o significado da palavra Gestalt, que vem de língua alemã?

2. A Teoria da Gestalt tem suas origens nas pesquisas psicológicas para explicar a percepção humana. Como essa percepção se dá por meio da Teoria?

3. Qual o conceito primordial da Teoria da Gestalt?

4. Na sua opinião, os conceitos apontados pela Teoria da Gestalt podem ajudar a melhor análise das formas? Justifique a sua resposta.

5. Como a teoria da Gestalt e seus elementos podem influenciar o espectador de uma obra de arte por exemplo?

6. Como as imagens e formas devem ser apresentadas, para que o nosso sistema nervoso as aceite bem?

7. Relativamente, a Teoria da Gestalt é recente (do início do século XX), mas seus estudos mostram que esses elementos já estão presentes nas obras de artes desde séculos anteriores. Reescreva o trecho do texto que justifica essa afirmação.



EXERCÍCIOS DA AULA 7 - Bauhaus, Os 100 Anos da Escola de Design - Propostas e Impactos na Arte, Educação e Sociedade. 

Postagem em 24|05|2021.

🚨Enviar as respostas para o e-mail: moni3l@yahoo.com.br


Assista ao vídeo do link abaixo com a entrevista do arquiteto Dietmar Satrke e a  professora Mônica Ferreira no canal MultiRio sobre os 100 anos da Escola de Design Bauhaus. Depois de assistir ao vídeo faça as questões abaixo.

 link para acessar ao vídeo:

http://www.multirio.rj.gov.br/index.php/assista/tv/14798-100-anos-de-bauhaus



1. Faça um resumo  sobre os principais pontos abordados na entrevista. Mínimo de 15 linhas.


2. Preste atenção na fala da entrevistadora e diga o que você entende por "cultura maker" na escola? 


3. Qual a função dos objetos desenvolvidos na Bauhaus, qual a matéria prima desses objetos e de onde vinham? Observe no vídeo os comentários da entrevistadora juntamente com as imagens desses objetos e responda.


4. Qual a relação da proposta do arquiteto Dietmar Starke para a favela do Jacarezinho com a mentalidade da Escola da Bauhaus ?


5. Implantar a ideia de que a sociedade pode ser única, unificando a favela e a cidade e que a favela pode ser um espaço de várias possibilidades é parte do projeto do arquiteto Dietmar Starke. Explique essa proposta do projeto.


6. O que são os chamados Espaços de Respiração para as favelas e de onde vem essa ideia? 


EXERCÍCIOS DA AULA 6 (parte III) - 

ANNI ALBERS - O Trabalho da Mulher na BauhausPostagem em 17|05|2021.

🚨Enviar as respostas para o e-mail: moni3l@yahoo.com.br

1. Qual o motivo pelo qual Walter Gropious abriu vagas para mulheres na Bauhaus?

2. Quais as aulas que eram apenas concedidas aos homens na Bauhaus?

3. Qual a classe que as mulheres poderiam se inscrever em 1921?

4. Anni Albers não só foi promissora em suas aulas de tecelagem, como também muito se destacou no que fazia. Com suas palavras descreva a trajetória da aluna que se tornou artista e pintora de têxteis.


VAMOS FAZER ARTE?🎨

Para esta atividade você vai precisar de: 

tesoura, 

cola, 

tiras de 1,0cm de papel colorido; 

1 pedaço de cartolina tamanho 32cm x 32cm. (qualquer cor) 

ou uma folha de papel no mesmo tamanho.


Fig.1 - Recorte um quadrado de papel cartão branco no tamanho de 32cm x 32cm.

Foto: Tuts Plus


Fig.2 - Agora, faça 24 faixas de 2mm dentro desse quadrado, usando uma régua para lhe ajudar.

Foto: Tuts Plus


Fig.3 - Corte essas marcações com a tesoura, pode deixar a parte debaixo aberta, caso você não consiga deixar como no exemplo.

Foto: Tuts Plus

 

Fig.4 - Agora, recorte tiras coloridas de papel no tamanho 1cm x 26cm.

Foto: Tuts Plus


Fig.5 -  Em seguida, comece a transpassar essas tiras de papel sobre o quadrado. Transpasse a primeira tira, da direita para a esquerda, em cima de 3 tiras brancas e depois por baixo de 3 tiras brancas, e assim sucessivamente, até terminar a primeira tira.

Foto: Tuts Plus


Fig.6 - Na segunda parte, você pulará uma tira, como na imagem abaixo:

Foto: Tuts Plus


Fig.7 -  Na terceira parte, pulará 2 tiras.

Foto: Tuts Plus


Fig.8 - Na quarta parte, pulará 3 tiras.

Foto: Tuts Plus



Fig. 9a e 9b

Foto: Tuts Plus Foto: crafts.tutsplus.com

 Caso você queira mais detalhes, poderá este site com a explicação em tamanho maior. 

https://www.grzero.com.br/tecnica-de-tecelagem-com-tiras-de-papel/


EXERCÍCIOS DA AULA 6 (parte II) - BAUHAUS , a escola de Design

Postagem em 10|05|2021.

🚨Enviar as respostas para o e-mail: moni3l@yahoo.com.br


Faça uma pesquisa sobre os artistas da Bauhaus e escolha um objeto dos quais foram idealizadosna Escola de design e que desde aquela época 

dos anos 1919/ 1933 anda estão presentes no 

nosso dia a dia, seguindo as instruções abaixo:


1.Escolher um objeto funcional desenvolvido na Bauhaus.


2.”Printar” a foto do objeto escolhido.

3.Falar sobre o artista e sua fase na Bauhaus,

comentando o que o levou a desenvolver este 

objeto, ou seja quais os motivos que o levaram à criação deste objeto.


4.Falar da função do objeto, ou seja para quê 

ele serve?

5.Explicar por que os artistas da Bauhaus não 

tinham interesse de que seus objetos fossem 

únicos ou vendidos demasiadamente caros, 

ou tratados como obras de arte.



OBS: Site indicado para sua pesquisa:

 http://italianleather.com.br/10-designs-imperdiveis-da-bauhaus/




EXERCÍCIOS DA AULA 6 (parteI) - BAUHAUS , a escola de Design

Postagem em 03|05|2021.

🚨Enviar as respostas para o e-mail: moni3l@yahoo.com.br


1. O que você entende pela expressão do texto Tudo começava a ser pensado e feito em massa”.

2. Quais os objetivos da Bauhaus, como escola de Design em relação ao sistema corporativo de especialidades?


3. Como era a relação dos artistas, alunos e professores?


4. O historiador da arte, Giulio Carlo ARGAN ressalta o importante papel da Bauhaus na sociedade do Pós-Guerra. Qual o papel dessa Escola de design para o desenvolvimento da escola, como parte da sociedade?


5. Pesquise alguns artistas da História da Arte que lecionaram (deram aula) na Bauhaus.

                       

         

                                                                                 


EXERCÍCIOS DA AULA 5 (parteII) - Elementos Fundamentais da Linguagem Visual :Estruturas de Repetição no Desenho Bidimensional Postagem em 26|04|2021.

🚨Enviar as respostas para o e-mail: moni3l@yahoo.com.br

Para realizar esta atividade você vai precisar dos seguintes materiais:

Papel branco ,caneta preta fina, (hidrocor) preto fino e grosso e régua.  Caso você não disponha desses materiais, você poderá usar seu lápis de cor, hidrocor, escolhendo apenas uma cor para fazer as montagens das pranchas. 

Use a folha branca para ser o suporte, onde você vai colar ou desenhar as figuras. 

Monte a sua prancha artística com seu nome e turma, e envie somente as fotografias para o e-mail acima descrito. 

Você deverá desenhar as formas indicadas nas páginas abaixo. Não será permitido recortar as figuras da impressão.


1.Após ter lido e copiado o texto da AULA 5- II: Estruturas de Repetição no Desenho ,faça a representação artística das figuras abaixo que ilustram parte do texto, em uma folha de papel branco ou no seu caderno mesmo, use o material acima descrito. Você irá representar as figuras abaixo e irá identificá-las de acordo com o texto, informando de qual variação pertencem. 


2.Explique cada grupo de figuras, com suas palavras, resumidamente a função de cada uma delas com bases no texto. 


                                       


                       

           

EXERCÍCIOS DA AULA 5 - Elementos Fundamentais da Linguagem Visual :Grade Básica do Desenho Bidimensional

Postagem em 19|04|2021.

🚨Enviar as respostas para o e-mail: moni3l@yahoo.com.br

Para realizar esta atividade você vai precisar dos seguintes materiais:

Papel branco, preto ou outra cor. Régua, lápis comum, borracha, tesoura, cola.

Caso você não disponha desses materiais, você poderá usar seu lápis de cor, hidrocor (canetinhas) fino e grosso.  escolhendo apenas uma cor para fazer as montagens das pranchas. 

O papel branco vai servir de suporte para você desenhar as figuras ou montar a sua prancha .

Monte a sua prancha artística com seu nome e turma, e envie somente as fotografias para o e-mail. 

Você deverá desenhar as formas indicadas nas páginas

abaixo. Não será permitido recortar as figuras da impressão.


1. Após ter lido e copiado o texto da AULA 5: Grade Básica do Desenho Bidimensional ,faça a representação artística das figuras abaixo que ilustram parte do texto, em uma folha de papel branco ou no seu caderno mesmo, use o material acima descrito. 

Você irá representar as figuras abaixo e irá identificá-las de acordo com o texto, informando de qual variação pertencem. 

2. Explique cada grupo de figuras, com suas palavras, resumidamente a função de cada uma delas com bases no texto.


 





EXERCÍCIOS DA AULA 4 - Elementos Fundamentais da Linguagem Visual :Estrutura Visível e Estrutura de Repetição do Desenho  Postagem em 12|04|2021.

🚨Enviar as respostas para o e-mail: moni3l@yahoo.com.br

Para realizar esta atividade você vai precisar dos seguintes 

materiais:


Tesoura, cola, papel branco e papel colorido, ou E.V.A 

(cartolina ou color-set preto), caneta preta fina, hidrocor preto 

fino e grosso e régua.  Caso você não disponha desses 

materiais, você poderá usar seu lápis de cor, hidrocor, 

escolhendo apenas uma cor para fazer as montagens das 

pranchas. 

Use a folha branca para ser o suporte, onde você vai colar ou 

desenhar as figuras. 

O papel preto ou colorido vai servir para você recortar as 

figuras e montar a sua prancha de figuras. 

Monte a sua prancha artística com seu nome e turma, e envie 

somente as fotografias para o e-mail. 

Você deverá desenhar e recortar as formas indicadas nas páginas abaixo. Não será permitido recortar as figuras da impressão.


1. Após ter lido e copiado o texto da AULA 4: Estrutura 

Visível Estrutura de Repetição, faça a representação 

artística das figuras abaixo que ilustram parte do texto, em 

uma folha de papel branco ou no seu caderno mesmo, use o 

material acima descrito. Você irá representar as figuras abaixo e irá

identificá-las de acordo com o texto, informando de qual 

estrutura pertencem. Depois irá explicar com suas palavras, 

resumidamente a função de cada uma delas com bases no 

texto. 


2. Quantas formas compõem a figura 20?


 

EXERCÍCIOS DA AULA 3 - Elementos Fundamentais da Linguagem Visual :A estrutura do desenho  

Postagem em 08|04|2021.

🚨Enviar as respostas para o e-mail: moni3l@yahoo.com.br

Para realizar esta atividade você vai precisar dos seguintes materiais:

 

Tesoura, cola, papel branco e papel colorido, ou E.V.A (cartolina ou color-set preto), caneta preta fina, hidrocor preto fino e grosso e régua.  Caso você não disponha desses materiais, você poderá usar seu lápis de cor, hidrocor, escolhendo apenas uma cor para fazer as montagens das pranchas.

Use a folha branca para ser o suporte, onde você vai colar ou desenhar as figuras.

O papel preto ou colorido vai servir para você recortar as figuras e montar a sua prancha de figuras.

Monte a sua prancha artística com seu nome e turma, e envie somente as fotografias para o e-mail.

Você deverá desenhar e recortar as formas indicadas nas páginas abaixo. Não será permitido recortar as figuras da impressão.

 

 

1. Após ter lido e copiado o texto do Capítulo 4: Estrutura, faça a representação artística das figuras abaixo que ilustram parte do texto, em uma folha de papel branco ou no seu caderno mesmo, use o material acima descrito, informe de qual estrutura fazem parte e explique com suas palavras resumidamente cada uma delas com bases no texto. 

 

 

   

                 

 

 

 

 

 

 

EXERCÍCIOS DA AULA 2 - Elementos Fundamentais da Linguagem Visual- A Forma Postagem em 17|03|2021.

🚨Enviar as respostas para o e-mail: moni3l@yahoo.com.br

1. Para realizar esta atividade você vai precisar dos seguintes materiais:

 

Tesoura, cola, papel branco e papel preto (cartolina preta ou color-set preto), caneta preta fina, hidrocor preto fino e grosso e régua.  

 

Após ter lido e copiado o texto do capítulo 2, Forma: Forma e os Elementos Conceituais, faça a representação artística das páginas 46 e 48 em duas folhas de papel branco que vamos chamar de pranchas.

 

Use a folha branca para ser o suporte, onde você vai colar as figuras.

O papel preto vai servir para você desenhar e recortar as figuras e montar as pranchas. conforme as orientações abaixo.

Monte as duas pranchas artísticas com seu nome e turma, e envie somente as fotografias para o e-mail.

Você deverá desenhar e recortar as formas indicadas nas páginas abaixo. Não será permitido recortar as figura da impressão.

 

Página 46: representar cada grupo de figuras em linhas separadas, identificando cada grupo de figuras com a orientação dentro dos parêntesis abaixo:

 

Fig.4 - (relatividade do tamanho da forma)

Fig.5 - (formato do ponto)

Fig.6a - (formato geral)   

Fig.6b - (o corpo)   

Fig.6c - (as extremidades)  

Fig.6d - (sequência de pontos) – usar exclusivamente as canetas finas e o hidrocor preto para neste grupo de figuras 6.

Fig.7a (geométricos)   

Fig.7b (orgânicos)  

Fig.7c (retilíneos) 

Fig.7d (irregulares)   

Fig.7e (feitos a mão)     

Fig.7d (acidentais)

 

 

Figuras da Página 48:

 

Fig.8a  (formas positivas e negativas)

Fig.9a (forma branca sobre fundo branco)  

Fig.9b (forma branca sobre fundo preto) 

Fig.9c (forma preta sobre fundo branco)  

Fig.9d (forma preta sobre fundo preto)

Fig.10 (formas contornadas em branco e preto)

Fig.11 

Fig.12a (separação)    

Fig.12b (contato)      

Fig.12c (superposição) 

Fig.12d (interpenetração)     

Fig.12e (união)       

Fig.12f (subtração)  

Fig.12g (interseção)      

Fig.12h (coincidência)

 

 

 

 

EXERCÍCIOS DA AULA 2 - Elementos Fundamentais da Linguagem Visual- A Forma Postagem em 09|03|2021.

🚨Enviar as respostas para o e-mail: moni3l@yahoo.com.br

Na aula 2, você leu e copiou o capítulo 2 que trata da FORMA na Linguagem Visual. Agora vamos fazer os exercícios sobre esta aula. Responda as questões abaixo e envie o questionário completo para o e-mail acima. 

1.. Caracterize a FORMA como PONTO.

2. Caracterize a FORMA como LINHA.

3. Caracterize a FORMA como PLANO.

4.. Quais os três aspectos que a linha apresenta e que deve ter uma análise especial?

5.Como se classificam possíveis variedades de formatos de formas planas?

6. Diferencie a Forma Positiva da Forma Negativa.

7. Como as formas podem se interrelacionar ?

 

 

 

 

 

EXERCÍCIOS DA AULA 1 - Elementos Fundamentais da Linguagem Visual Postagem em 25|02|2021.

🚨Enviar as respostas para o e-mail: moni3l@yahoo.com.br

Com referência no texto da Aula 1, responda as questões abaixo:

1. Depois de ler o texto, o que você entende por Comunicação Visual| Linguagem Visual?

2.Seguindo o autor W.Wong, os quatro grupos de elementos da base da comunicação visual são:

3. Quais são os Elementos Conceituais do desenho?

4.Porque o autor afirma que os Elementos Conceituais são invisiveis? Você concorda com essa afirmação? Justifique sua resposta.

5.Por que o Ponto é o Elemento Conceitual mais importante e mesmo tão pequeno, tem um grande poder para a comunicação visual? 

6.Qual  a relação  do Ponto com a Linha?

7.Onde são construídas as formas?

8.O que é o Plano e como é construído?

9.Represente o volume no espaço do plano (observe a fig.1d na pág 42 do texto).

10.Quais são os sub-elementos ddos elementos relacionais? Escolha um deles e faça uma representação artística simples da sua escolha.

11. Dentro dos Elementos Práticos, qual a função da Representação?

12. Ainda estudando os Elementos Práticos na Comunicação Visual, diferencie Representação, Significado e Função.

 

 


 

EXERCÍCIOS DA AULA 13 - Arte Contemporânea, uma história concisa Postagem em 06|12|2020.

🚨Enviar as respostas para o e-mail: moni3l@yahoo.com.br

Com referência no texto da aula 13, responda as questões abaixo:

 

1. Quais os novos materiais que a arte dos dias de hoje nos oferece?

2. Nas formas tradicionais da arte, temos a pintura e a escultura como veículos da arte. Cite pelo menos dois meios de abordagem que os artistas contemporâneos podem se utilizar como veículo da arte?

3. O filósofo Theodor Adorno, em análise à Teoria Estética, afirma que nada pode ser entendido sem discutir e muito menos sem pensar” explique com suas palavras o que o que esta afirmação tem a ver com a arte contemporânea.

4. Onde as vanguardas artísticas terão fundamento para a construção do pensamento artístico contemporâneo?

5. Por que a Por Art tem papel importante no desenvolvimento da arte contemporânea?

6. Faça uma breve leitura do que foi a Pop Art e responda em poucas palavras, do que tratou este movimento artístico.

7. Quais as duas tendências artísticas que são precursoras para as realizações pós-minimalistas?

8. É correto afirmar que a arte contemporânea precisa ter um significado? Justifique sua resposta com uma referência do texto.

9. quais questões são geralmente abordadas em uma obra de arte contemporânea?

10. em meio a toda essa novidade que a arte contemporânea pode apresentar, houve alguma reação das artes tradicionais? Quais?

 

 

 

 

EXERCÍCIOS DA AULA 12 - O que Arte Contemporânea? Postagem em 04|11|2020.

Enviar as respostas para o e-mail: moni3l@yahoo.com.br 

1. O que você entende por obra prima?

2. Explique o conceito de “arte consagrada”.

3. O fato do Grafite,  não ser encontrado dentro dos museus ou galerias de arte o faz perder o título de arte? Explique em qual conceito se encaixa o grafite.

4. Como o grafite consegue sair da marginalidade e passa a ser considerado arte?

5. O que é o poder de permanência de uma obra de arte e qual sua relação com o público?

6. Como uma obra de arte pode conseguir atravessar séculos e chegar intacta aos dias de hoje para que possamos contemplar?

7. Faça uma pesquisa rápida e conte o que você descobriu da palavra IPHAN, seu significado e o qual sua função?

8. Quais são as características fundamentais para que a obra de arte seja considerada contemporânea?

9. Na opinião da historiadora Lygia Canongia, destaque as transformações que a arte teve a partir dos anos 60 para chegar ao que conhecemos como arte contemporânea.

10. Milhas de Barbante, de Marcel Duchamp não é uma pintura, nem uma escultura, mas é uma obra contemporânea. Você sabe explicar em qual tendência artística ela se encaixa?

11. Faça uma pesquisa rápida e explique as diferenças entre Instalação e Intervenção artística. Cite exemplos das duas tendências artísticas, com o nome da obra, o local onde foi idealizada, o ano e seu artista.

 

 

 

 

Enviar as respostas para o 📧e-mail: moni3l@yahoo.com.br

EXERCÍCIOS DA AULA 11 - Arte Contemporânea - O Ato Criador 

Postagem em 21|10|2020. 

Enviar as respostas para o 📧e-mail: moni3l@yahoo.com.br

1. O que promove ou faz com que a obra chegue à legítima condição de arte?

2. O que seria então esta posteridade e como defini-la dentro do texto?

3. Como é tratado o fenômeno que conduz o público a reagir criticamente à obra? Como se dá essa reação?


4. Quais os dois pólos da criação artística?


5. DUCHAMP fala do “Valor Social” em seu artigo. Como se explica o Valor Social a partir do texto do artista?


 

6.Observe o esquema abaixo e desenhe as duas setas em azul: (Distância) e (Processos Subjetivos: avanços e recuos) nos lugares corretos dentro do esquema:

           

 
 
 
 

7. Arte se explica? Justifique a sua resposta.

 

 

 

 

 


EXERCÍCIOS DA AULA 10 - Arte Contemporânea 

Postagem em 02|10|2020. 

Enviar as respostas para o 📧e-mail: moni3l@yahoo.com.br

1. Qual a mais importante diferença entre os movimentos Moderno e Contemporâneo das Artes ? Justifique sua resposta colocando períodos aproximados.

2. Quais artistas ainda vivos que você conhece? Ele trabalha com que tipo de arte? É brasileiro? Como é o trabalho dele? Como ele ficou conhecido? Descreva essas perguntas em formato de um breve parágrafo sobre o seu artista.

3. Quando falamos sobre a grande e mais importante característica da arte contemporânea, sabemos que o tempo faz essa distinção. Mas há outras formas de conhecer se uma obra de arte é classificada como contemporânea, quais são essas formas?


4. A arte moderna leva muito mais em questão o ser artista. Já a arte contemporânea, não prevê que o artista seja o objeto mais importante da obra, justifique esta afirmação com base no texto da aula.

5. Pesquise e classifique cada um esses estilos de arte em Moderna ou Contemporânea.

Pop ART -

MINIMALISMO -

EXPRESSIONISMO -

FAUVISMO -

ARTE CONCEITUAL -

ARTE PERFORMÁTICA -

6. No conceito da arte contemporânea, no que os artistas têm maior interesse? 

7. Explique a expressão do texto “conceito por trás da obra de arte.

8. O que você entende por estética?

9. Observe as duas obras de arte apresentadas na aula 10, “Tomorrow” (Amanhã) de 2013 e “Empilhamento” do artista Andrey Zignnatto, de 2015. Ambas de de artistas diferentes , com dois conceitos diferentes. Encontre esses conceitos, apenas observando as duas obras.
 

 

 

 

 

EXERCÍCIOS DA AULA 9 – Escher,um enigma por trás de uma ilusão           (CONTINUAÇÃO)                 Postagem em 11|09|2020.

 

 

Pegasus (No. 105), 1959 - M.C. Escher
Pegasus no.101 - Escher - 1959 


2. Observe a obra acima, de Escher feita em 1959, feita a base de tinta indiana. Responda:

a. Qual é a figura principal da obra?

b. Existe alguma diferença entre as figuras?

c. Por que elas se encaixam perfeitamente uma a outra?

d. Você concorda em dizer que Escher tinha apenas um molde do Pégasus?

  

3.Vamos fazer?

Baseado no trabalho do artista, crie um motivo (molde) simétrico de um animal, ou objeto que você goste em folha de papel. Recorte e a partir desse motivo, reproduza-o em uma folha de papel de maneira que não sobre espaço na folha, criando um padronagem.

A dica é desenhar uma figura bem juntinha da outra, aproveitando a mesma linha da anterior. Outra dica também é posicionar o primeiro motivo em um canto da folha para começar a sua padronagem.

Eu vou deixar aqui uns exemplos de molde pra você conferir.

Não se esqueça que você poderá me enviar as fotos do seu trabalho pelo e-mail, com seu nome e turma, que eu vou postar aqui!

EXEMPLOS: Observe como o motivo cria a padronagem


M.C. Escher - Lizard tile - Free printout. Color as desired and make wall  display representin… | Arte para crianças, Atividades de arte, Atividades  de artes visuais
MOTIVO A

     

Escher Printable Coloring Pages | Escher art, Coloring pages, Tessellation  patterns
PADRONAGEM A


 

 

Escher01 vector image on (com imagens) | Atividades de arte, Ideias arte,  Desenho
MOTIVO B


Flying Fish - M.C. Escher - WikiArt.org
PADRONAGEM B

              

      

 

 

 

 

EXERCÍCIOS DA AULA 9 – Escher,um enigma por trás de uma ilusão                    Postagem em 04|09|2020.

 

 

Quando aprendemos sobre Escher na aula passada, (aula 9 do Blog), observamos que os trabalhos dele não eram nada comuns, não se tratavam de pinturas que representavam a nossa realidade, mas quase que um show de magia com muitas teorias da Gestalt presentes. As visões alucinantes e mágicas de Escher forneceram inspiração para os criadores de Os Simpsons, bem como para cineastas como Jim Henson, cujo filme Labirinto estrelado por David Bowie de 1986 inclui uma homenagem ao artista, e que tem um cenário estonteante.  

Vocês vão assistir agora a uma parte do filme “O Labirinto” estrelado pelo David Bowie, e eu gostaria que você prestasse muita atenção, pois vou te fazer algumas perguntas relacionadas ao Vídeo. Não se esqueça de me enviar por e-mail suas respostas, com seu nome e sua turma. 

Caso você não consiga assistir aqui👇, então copia e esse link aqui e ponha no YouTube
https://www.youtube.com/watch?v=aiS0IZJJiDU


1. Em Labyrinth Underground David Bowie faz várias alusões sobre algumas obras de Escher, quais são essas obras?


 

 

 

 

 

 

 

 

EXERCÍCIOS DA AULA 8 – Teoria da Gestalt nas Artes Visuais - (CONTINUAÇÃO)

Postagem em 21|08|2020.

 

Artist Jon Foreman creates soothing and therapeutic art from stone and other objects found within the natural landscape..... This one truly shows the ephemeral nature of his beautiful work.

 

1. Examine a imagem abaixo e identifique as Leis da Gestalt, listando-as, através de setas, você vai procurar por:


  • FECHAMENTO – identificar onde há unidades formadas dor fechamento.
  • CONTINUIDADE  - identificar as unidades que possuem boa continuidade, linhas, volumes, cores, brilhos, etc.
  • PROXIMIDADE – Identificar onde há unidades formadas por proximidade.
  • PREGNÂNCIA – Atribuir grau de pregnância para o objeto, como um todo.

 

 

 

 

 

EXERCÍCIOS DA AULA 8 – Teoria da Gestalt nas Artes Visuais 

Postado em 16|08|2020.

 

1. Qual o significado da palavra Gestalt, que vem de língua alemã?

 

2.A Teoria da Gestalt tem suas origens nas pesquisas psicológicas para explicar a percepção humana. Como essa percepção se dá por meio da Teoria?

 

3.Qual o conceito primordial da Teoria da Gestalt?

 

4.Na sua opinião, os conceitos apontados pela Teoria da Gestalt podem ajudar a melhor análise das formas? Justifique a sua resposta.

 

5.Como a teoria da Gestalt e seus elementos podem influenciar o espectador de uma obra de arte por exemplo?

 

6.Como as imagens e formas devem ser apresentadas, para que o nosso sistema nervoso as aceite bem?

 

7.Relativamente, a Teoria da Gestalt é recente (do início do século XX), mas seus estudos mostram que esses elementos já estão presentes nas obras de artes desde séculos anteriores. Reescreva o trecho do texto que justifica essa afirmação.

 

8.Quais são as leis da Gestalt? Para que servem?






➽ EXERCÍCIOS DA AULA 7 - Arte Cinética 
Postagem 07|07|2020.



1. Qual a principal busca do artista que se envolve com a arte cinética?

2. Todas as obras que se movem são consideradas cinéticas? Por quê?

3. Quais as qualidades específicas de uma obra cinética?

4. A maioria das obras de arte cinética possuem dispositivos próprios que quando ligados, fazem a obra mover-se. Quando esse tipo de obra não dispõe desses dispositivos, como acontecem seus movimentos?

5. Explique as diferenças entre Op Arte e Arte Cinética.


6.  A arte cinética desenvolveu-se a partir de um interesse do artista plástico pela criação de objetos que se movessem por meio da Física com motores ou outros recursos mecânicos. A Física teve papel importante na construção de saberes de alguns artistas, em particular PALATNIK que chegou à conclusão de que a obra de arte cinética se modifica, na medida em que suas partes materiais estão em constante movimentação.
Observando a obra “Objeto Cinético”de Abraham Palatnik, reescreva em seu caderno a alternativa correta.
Obras de Abraham Palatnik | Enciclopédia Itaú CulturalFundação Iberê Camargo apresenta retrospectiva de Abraham Palatnik ...
Objeto Cinético de, Abraham Palatnik - 1990  |   1999
Técnica utilizada para produzir a obra:
madeira, fórmica, engrenagens, motor, hastes de metal, tinta acrílica e cabo de velocímetro

a) É uma arte criada para espaço a partir da luz.
b) Muda com o tempo, pois produz movimento.
c) Capta e dissemina a luz em suas ondulações.
d) É assim denominada, pois explora efeitos da retina (parte específica da visão).
e) Explora o quanto a luz pode ser usada para criar movimento.



7.Visualize a obra “Objeto cinético” em suas duas posições de fotografia na questão anterior e responda:
a. Existe alguma diferença  nas duas imagens?
b. É a mesma obra?
c. O que explica a diferença nas duas fotografias tiradas da mesma obra?



Ponto➽ EXERCÍCIOS DA AULA 6 -
Linguagem Visual- O Ponto
Postagem 15|06|2020.

A partir da leitura e cópia da Aula 6 do dia  05|06|20, onde aprendemos sobre algumas características do ponto, na linguagem visual, vamos exercitar.


1. Qual o elemento mais simples da Comunicação Visual, e também considerado como um elemento origem e irredutivelmente mínimo


2. Correlacione as colunas: Sobre o PONTO, podemos caracterizá-lo de três formas:

a). Elemento Conceitual                                
b). Elemento Visual                                        
c). Elemento Relacional   

(   ) Possui formato, cor, tamanho e textura
(   ) Determinada quantidade de pontos podem criar ilusão de tom.  
(   ) Indica posição.              


3. A Rarefação e o Adensamento são características do Ponto como elemento visual. Observe as 9 imagem abaixo e apresente por escrito as características de cada uma delas, não esquecendo de analisar sobre como os pontos estão ajustados.

Pontilhe o estilo do pontilhismo da esfera do trabalho Símbolo de intervalo mínimo caótico gravado vintage do logotipo do vetor d ilustração stockPontilhe o estilo do pontilhismo da esfera do trabalho Símbolo de intervalo mínimo caótico gravado vintage do logotipo do vetor d ilustração do vetorPontilhe o estilo do pontilhismo da esfera do trabalho Símbolo de intervalo mínimo caótico gravado vintage do logotipo do vetor d ilustração do vetor
                  IMA 1                                      IMA 2                                       IMA 3

Pontilhe o estilo do pontilhismo da esfera do trabalho Símbolo de intervalo mínimo caótico gravado vintage do logotipo do vetor d ilustração stockPontilhe o estilo do pontilhismo da esfera do trabalho Símbolo de intervalo mínimo caótico gravado vintage do logotipo do vetor d ilustração royalty freePontilhe o estilo do pontilhismo da esfera do trabalho Símbolo de intervalo mínimo caótico gravado vintage do logotipo do vetor d ilustração royalty free
                   IMA 4                                      IMA 5                                       IMA 6


Pontilhe o estilo do pontilhismo da esfera do trabalho Símbolo de intervalo mínimo caótico gravado vintage do logotipo do vetor d ilustração do vetor Pontilhe o estilo do pontilhismo da esfera do trabalho Símbolo de intervalo mínimo caótico gravado vintage do logotipo do vetor d ilustração do vetorPontilhe o estilo do pontilhismo da esfera do trabalho Símbolo de intervalo mínimo caótico gravado vintage do logotipo do vetor d ilustração do vetor
                 IMA 7                                    IMA 8                                        IMA 9
    

4. Ainda observando as imagens da questão acima, responda o que se pede:

a. Quais das imagens possui a rarefação de pontos mais centralizada? 
b. Quais das imagens possui a rarefação de pontos à direita? 
c. Quais das imagens possui o adensamento de pontos centralizado? 
d. Quais das imagens possui o adensamento de pontos nas áreas periféricas? 
e. Qual das imagens possui a rarefação de pontos de maneira bem uniforme? 
f. Qual das imagens possui o adensamento dos pontos de maneira mais uniforme ?











➽ EXERCÍCIOS DA AULA 5 -
Linguagem Visual                Postagem 29|05|2020.


Após você ter copiado o texto da Aula 5 postada em em 22|05|20 seu caderno, vamos agora exercitar o que você aprendeu? 
Copie e resolva estas 9 questões em seu caderno. 


1. Quais as facilidades que um profissional de Design poderá dispor, com a compreensão fundamental dos recursos básicos da Comunicação Visual?


2. Como são definidos os três elementos de formação de base da Linguagem Visual?


3.Com uma definição rápida explique quais s função básica dos Elementos Conceituais da Linguagem Visual. Exemplifique.


4. Explique a diferença básica entre os elementos conceituais e os Elementos Visuais.


5. destaque a função principal dos Elementos Relacionais em uma composição artística.


6. Na Linguagem Visual, caracterize FORMA.

7.Defina FIGURA e FUNDO, com as orientações do texto.

  
8. O texto deixa claro que por diversas razões, e uma delas por não educarmos continuamente a nossa visão; nem sempre é possível definir a FIGURA do FUNDO. Observe a figura abaixo e identifique o que você consegue analisar. Dica: Existem duas informações nessa imagem.
 

9. Marque (V) Verdadeiro  (F) Falso:
(   ) A FIGURA é o elemento que possui significado
(   ) FUNDO é o elemento menos significante.
(   ) Sempre as relações de FIGURA e FUNDO são bem definidas.
(   ) MOVIMENTO é causado por uma sensação, onde figuras representam objetos animados do mundo real.








➽ EXERCÍCIOS DA AULA 4 -


Bauhaus                     Postagem em 07|05|2020. 


Assista ao vídeo do link abaixo com a entrevista do arquiteto Dietmar Satrke e a  professora Mônica Ferreira no canal MultiRio sobre os 100 anos da Escola de Design Bauhaus. Depois de assistir ao vídeo faça as questões abaixo.



1. Faça um resumo  sobre os principais pontos abordados na entrevista. Mínimo de 15 linhas.

2. Preste atenção na fala da entrevistadora e diga o que você entende por "cutura maker" na escola? 

3. Qual a função dos objetos desenvolvidos na Bauhaus, qual a matéria prima desses objetos e de onde vinham? Observe no vídeo os comentários da entrevistadora juntamente com as imagens dessse objetos e responda.

4. Qual a relação da proposta do arquiteto Dietmar Starke para a favela do Jacarezinho com a mentalidade da Escola da Bauhaus ?

5. Implantar a ideia de que a sociedade pode ser única, unificando a favela e a cidade e que a favela pode ser um espaço de várias possibilidades é parte do projeto do arquiteto Dietmar Starke. Explique essa proposta do projeto.

6. O que são os chamados Espaços de Respiração para as favelas e de onde vem essa ideia? 

➩ link para acessar ao vídeo:
http://www.multirio.rj.gov.br/index.php/assista/tv/14798-100-anos-de-bauhaus











Exercícios Referentes à Aula 4 - Bauhaus            14|04|20


1. Que você entende pela expressão do texto “Tudo começava a ser pensado e feito em “massa”.
2. Quais os objetivos da Bauhaus, como escola de Design em relação ao sistema corporativo de especialidades?
3. Como era a relação dos artistas, alunos e professores?
4. O historiador da arte, Giulio Carlo ARGAN ressalta o importante papel da Bauhaus na sociedade do Pós-Guerra. Qual o papel dessa Escola de design para o desenvolvimento da escola, como parte da sociedade?
5. Pesquise alguns artistas da História da Arte que lecionaram na Bauhaus.
6. Quais eram as pesquisas e as experimentações no campo de técnicas e novos materiais, utilizados pelos alunos e professores?
7. A partir de uma nova demanda da população, quais propostas estariam ligadas aos estudos de arquitetura realizados na Bauhaus, e quais as soluções para a nova sociedade que surira no Pós Guerra, como proposta da escola?
8. Quais cursos eram ministrados e experimentados na Bauhaus? Cite dois cursos.

9. Como eram recebidas as mulheres nesta escola? Havia diferença entre homens e mulheres na questão de quais cursos elas poderiam cursar? 





Exercícios Referentes à Aula 3 - Elementos da Forma  


AULA 3  - ELEMENTOS DA FORMA  (Texto e exercícios postados também no Facebook da Sala de Leitura Ivan Dias da Silva em 24/03/2020).



Leia atentamente o texto da Aula 3 na Turma 9 ano, copie o texto em seu caderno e depois respondas às questões abaixo.

1) – Seguindo o autor Wucius Wong,  os elementos básicos são classificados em quatro grupos,quais são ?
2) – Quais são os Elementos Conceituais da Forma?
3) -  Explique o Ponto sob sua função geométrica.
4) – Explique o Ponto a partir da concepção gráfica.
5) -  Em relação ao Ponto, como a Linha é interpretada?
6) -  Como a Linha pode conduzir o olhar?
7) – A Linha deve ser consideravelmente fina. No caso da Linha se apresentar muito espessa, o que pode ocorrer?
8) -  O que é o Plano e como é formado?
9) – Para ser compreendido, como o Plano deve se comportar numa composição?
10) – Explique os dois artifícios apresentados no texto, utilizados para a criação de volume num plano bidimensional.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Bem-vindos

APRESENTAÇÃO PARA TODAS AS TURMAS