Caderno de Exercícios - 8 ano

EXERCÍCIOS DA AULA 12 - FAUVISMO: A COR COM FORÇA TOTAL

Enviar o exercício completo para o e-mail: moni3l@yahoo.com.br

Data da Aula:21|06|2021. 


1. Qual a verdadeira questão do Fauvismo na Arte Moderna? Como as cores são apresentadas?


2. O que significa a palavra “Fauvismo”, de que origem procede?



3. O que na verdade significava ser um fauvista, termo que a sociedade usou para identificar os pintores representantes do movimento? Por que a sociedade os chamou assim?



4. Matisse foi o líder do movimento Fauvista. Como ele chegou a essa posição, sendo que outros colegas pintores, também era a técnica desse artista?



5. Os artistas modernos não representavam o mundo real como era, sendo assim, como Matisse criava seus padrões na pintura?




EXERCÍCIOS DA AULA 11 - IMPRESSIONISMO: O Instante na Dança no Gênero de Figura Humana em RENOIR

Enviar o exercício completo para o e-mail: moni3l@yahoo.com.br

Data da Aula:14|06|2021.

1. Observando as três obras apresentadas na Aula 11, leia com muita atenção cada análise e responda:

 Renoir paintings (from left) “Dance at Bougival,” “Dance in the Country,’’ and “Dance in the City.’’ ­


a. Renoir representou um mesmo tema nas três obras. Qual é o tema em comum nas obras?


b. Dança em Bougival,  Country Dance, e City Dance todas de 1883 possuem diferenças com relação aos espaços que serviram de inspiração para o artista. Quais essas diferenças?



c. Observando agora as pinceladas e as cores. Já que agora você sabe que espaços os dançarinos estavam, como se dá o processo de luminosidade em cada uma das obras?



d. Apreciando as vestimentas dos dançarinos e sabendo o nome de cada obra, faça uma breve análise do porquê das vestimentas tão diferentes já que as obras foram pintadas no mesmo ano.


e. Nas três pinturas de Renoir, onde se concentra o maior volume de iluminação?


f. Você consegue perceber as diferenças entre os tipos de branco utilizados nos três vestidos? Se sim ou não, justifique a sua resposta.


g. Em apenas uma pintura, a dançarina olha para o observador. Por quais motivos isso não acontece nas outras pinturas? Explique essa questão, com bases no texto e principalmente por quais motivos técnicos Renoir representava o momento de maneira tão simples.








EXERCÍCIOS DA AULA 10 - IMPRESSIONISMO: Luz, Movimento e o Instante do Gênero de Figura Humana em RENOIR

Enviar o exercício completo para o e-mail: moni3l@yahoo.com.br

Data da Aula:07|06|2021.

1. Do que trata o Gênero de Pintura de Figura Humana, especialmente?


2. Como Renoir consegue criar ideia de profundidade em Bal du Moulin de la Galette?


3. Quantos planos a pintura Bal du Moulin de la Galette , de Renoir possui? Cite cada um deles.


4. Observe o primeiro plano da pintura e o terceiro e responda quais as maiores diferenças entre esses dois planos, se estão na mesma obra?


5. Observe o paletó do jovem que está de costas no primeiro plano da obra e informe que manchas são aquelas no paletó.


6. Como estão dispostas as figuras humanas no terceiro plano?





EXERCÍCIOS DA AULA 9 - IMPRESSIONISMO: Luz e Sombra no Gênero de Pintura de Paisagem em Renoir

Enviar o exercício completo para o e-mail: moni3l@yahoo.com.br

Data da Aula:31|05|2021.

1. Analisando as obras apresentadas na aula 9 , quais são as características principais para que uma obra possa estar inserida no Gênero de Paisagem?


2. Qual a prática de pintura adotada por Renoir e que fez dele um pintor diferente dos outros naquele período do século XIX?


3. Observe a primeira pintura do artista, Jules Le Coeur e o Seu Cão na Floresta de Fontainebleau e responda:


a).Onde estão os pontos mais luminosos desta pintura?
b).Aparentemente qual o horário do dia essa pintura foi feita?
c) Renoir, no período dessa pintura começava a deixar as técnicas muito clássicas da pintura e começara a adotar uma postura mais impressionista. Quais os elementos que mostram essa nova tendência em Renoir?
d). Como Renoir retrata as sombras em suas obra?

4. Qual o elemento mais colorido e de maior peso visual em The Duck Pond?


5. Na lagoa onde os patinhos estão, o que é refletido?


6. Em Field of Banana Trees, Renoir ainda não compreende a verdadeira vibração das cores e das luzes de um lugar ensolarado como a Argélia, na África. Mesmo nessa pintura, onde os tons nublados e os verdes acinzentados predomina, indique onde há a presença intensa da luminosidade.



EXERCÍCIOS DA AULA 8 - IMPRESSIONISMO: O Calor da Luz e Vida na Naturezas Mortas de Renoir

Enviar o exercício completo para o e-mail: moni3l@yahoo.com.br

Data da Postagem em 24|05|2021.


1. Explique o gênero de pintura Natureza Morta.


2. Nas 5 obras de Renoir, apresentadas na aula 8, o que há em comum em todas elas, com relação às cores?


3. Na fig.1 (Still Life, de 1908) existe um contraste. Indique qual é esse contraste.


4. A fig.3 é uma das mais escuras das 5 composições, mesmo assim, é possível localizar cores quentes. Como Renoir conseguiu criar as sombras mais escuras, já que o Impressionismo preconiza a não utilização do preto em suas obras? Observando o círculo cromático que você aprendeu nas aulas sobre cores, que tipo de cores foram utilizadas para essa ideia de sombras? Indique onde elas se localizam na obra.


5. Observe as obras da fig.1 e da fig.5 e em um pequeno relatório de um parágrafo, explique o que acontece com as cores e sombras, e quais as semelhanças que existem nessas duas obras com relação às cores complementares que você já estudou em aulas passadas. 



EXERCÍCIOS DA AULA 7 -  IMPRESSIONISMO DE RENOIR

Data da Postagem em 17|05|2021.

Enviar o exercício completo para o e-mail: moni3l@yahoo.com.br

1.Com bases na biografia de Renoir, quais foram os trabalhos e os estudos que ele exerceu antes de ser um pintor famoso e dedicar-se somente a isso?


2Ao se unir aos três amigos pintores, Renoir buscou um ideal para suas pinturas que seria a sua marca para sempre. Qual seria esse ideal?


3.O que são movimentos de vanguarda artística?


4.Quais as técnicas inovadoras da pintura eram utilizadas pelos pintores representantes das vanguardas artísticas e que eram muito diferentes das formas clássicas e tradicionais?


5.Renoir destaca-se de vários pintores, pela sua técnica diferente de pintar. O que seriam as “pinceladas emplumadas”? Responda esta questão analisando bem a obra Jarro de Barro, de 1915 apresentada na Aula 7(parte I). Caso você queira olhar a pincelada bem de pertinho, acesse este link aqui e clique na imagem: https://www.pierre-auguste-renoir.org/Earthenware-Jug.html


6.Quais as cores inicialmente preferidas por Renoir, antes do seu contato com Monet?



EXERCÍCIOS DA AULA 6 (Parte III) : IMPRESSIONISMO - Ninfeias, a inspiração

Data da Postagem em 10|05|2021.

Enviar o exercício completo para o e-mail: moni3l@yahoo.com.br

Study Impressionism for Kids, Monet's Pond - ActivitiesForKids.com


Para esta atividade, você vai precisar de material: 

Mas não se preocupe , pois também poderá ser 

desenhado no seu caderno.

- Papelão ou pratinho de festa de papel

- Tinta gouache (cores, azul, branco, verde, amarelo)

- Hidrocores (Canetinhas)

- Papel crepom (pedaço pequeno 30cm x 30cm

- Tesoura, cola.


1.Vamos criar o famoso lago das Ninfeias de Monet. 

Comece pintando o pratinho de azul, bem manchadinho, 

lembre-se que a pintura impressionistas é bem mais 

rápida por isso dá a sensação de manchas.

2. Com um pincel mais fininho faça uns pontinhos bem 

pequenos para parecer o reflexo da luz nas águas.

3. Na folha de papel branca, desenhe várias folhinhas 

de árvores e pinte com verde , pode misturar o azul 

com o amarelo, que dá certo também. 

Recorte as folhinhas verdes e reserve.

4. Com o papel Crepom, você vai criar as próprias  

ninféias .

5. Quando o lago azul estiver seco, cole as folhinhas 

verdes primeiro e depois as flores. Fotografe e envie 

para mim.

OBS.: Se você não possui tinta, pode desenhar no seu 

caderno, ou numa folha de papel ofício. Use um prato 

de refeição para fazer a medida do lago. 

Esse aqui é o link pra você visualizar melhor a ideia 

do trabalho:

https://br.pinterest.com/pin/37858453105906645/




EXERCÍCIOS DA AULA 6 (Parte II) : IMPRESSIONISMO - O estudo da figura humana na obra de Monet  

Data da Postagem em 03|05|2021.

Enviar o exercício completo para o e-mail: moni3l@yahoo.com.br

1. A senhora Monet, esposa do pintor foi eternizada em “Mulher com Guarda-sol” em 1875. A partir de agora, vamos responder uma série de questionamentos , sempre observando essa pintura:


a). Quantos elementos indicam que há movimento nessa paisagem?


b). Venta? Qual a direção do vento?


c). De onde vem a luz que ilumina parte do corpo de Camille?


d). O guarda-sol de Camille possui uma iluminação na parte superior que é proveniente de uma fonte de luz diferente da que ilumina as costas dela. Você saberia dizer de onde essa luz do guarda-sol vem?


e). Se os impressionistas não utilizavam preto para a composição de sombras,  que cores as sobras têm? Pontue onde estão as sombras mais importantes.


f). Existe uma diferença na relação de cores da relva (grama) onde Camille está. Por que alguns são mais verdes amarelados, e outros mais verde azulados? Explique essa diferença.


g).  Por que Monet não se prende às questões do classicismo para identificar suas figuras humanas?


h).  O que é mais importante na obra de Monet, a luz ou a perfeição das pessoas?


i). Monet conseguia transformar a brevidade de um momento. Explique que técnica ele utilizava para conseguir esse efeito.


2. Em “In Norwegian Boat”:

a). indique quantas figuras humanas aparecem na obra.

b). Como as figuras se apresentam nessa obra?

c). Estabeleça a posição de cada figura no barco , em relação à luminosidade que recebem.

d). Com relação à paisagem retratada por Monet, como é possível identificar o céu e a terra ?

e). Imagine que você pudesse dividir esta obra em quatro partes, identifique que posição se encontra este quadrante. 



f
). Depois de ter respondido a letra e, explique quais cores foram usadas para retratar a luminosidade nesta área da tela. 

g). Observe The Blue Row Boat e The Pink Skiff Boating on the Epte, ambas pinturas de Monet, faça um pequeno relatório de um paragrafo sobre as diferentes horas do dia e o que explica essa diferença.


File:Monet, la barca blu, thyssen.jpg - Wikimedia Commons  CLAUDE MONET: THE TRUTH OF NATURE – Urban Life Wash Park





EXERCÍCIOS DA AULA 6 (Parte I) : IMPRESSIONISMO - Luz e Sombra, O estudo das cores complementares na obra de Monet Data da Postagem em 26|04|2021.

 Enviar o exercício completo para o e-mail: moni3l@yahoo.com.br

1. Na Aula 6  estudamos sobre o Impressionismo e o 

estudo de Luz e Sombra.  Aponte o que existe em 

comum nas duas obras apresentadas do artista Monet, em questão.


2. Ao observamos “Primavera”, de 1872 ,na sua opinião onde há mais luminosidade e de onde essa luminosidade vem?


3. Ainda em “Primavera”, quantos tipos de branco você é capaz de identificar? Descreva onde se localizam.


4. Os pintores impressionistas, gostavam muito da ideia de pintar fora dos ateliês, justamente para capturar a luz natural.  Na análise de “Reggatas em Argentuil” , de 1872, quais os elementos dessa pintura que ajudam a refletir e mostrar melhor a luminosidade?

5.  Na pintura impressionista é possível trabalhar a luminosidade sem retratar as sombras? Justifique sua resposta com uma afirmação de Monet.


6. Por que a figura humana é pouco detalhada nas obras impressionistas?




EXERCÍCIOS DA AULA 5 - Arte Moderna: IMPRESSIONISMO - Em busca da luz.

Postagem em 12|04|2021.

 Enviar o exercício completo para o e-mail: moni3l@yahoo.com.br

1. Qual a preferência do artista, em relação ao lugar que ele escolhe para representar em todas as obras?

2.Qual o objeto de destaque em todas as pinturas de Monet?


3.Escolha uma das obras de Monet, apresentadas na aula 5 e faça um relatório detalhado da pintura, seguindo os padrões técnicos de apreciação de imagem, tomando como o exemplo no texto. O relatório deve conter analise da luz, dos objetos retratados na pintura, do reflexo da luminosidade nos objetos, da hora aproximada em que a obra foi feita, levando em consideração as tonalidades de luz sobre os objetos.


4.Nas pinturas impressionistas, qual a cor utilizada que indica a maior concentração de luz em um objeto?


5.Por que os artistas impressionistas não utilizavam o preto em suas composições?


6.Na pintura impressionistas, sabemos que até as sombras eram mais iluminadas. Se os artistas não usavam o preto, qual a técnica adotada caso quisessem compor uma área mais sombreada ou de penumbra?


7.Faça um relato das 7 pinturas apresentadas na AULA 5 (parte 1 e 2), informando com precisão o horário do dia em que Monet estava compondo, se de manhã, tarde, ou noite. Para descobrir isso, leve em consideração a observação detalhada de cada situação: a luminosidade na ponte, brilho e movimento das águas, a cor das folhagens, as sombras debaixo da ponte.





Exercícios da AULA 2 (complementação) Cores Análogas e Complementares, Estudo das Mesclas

Postagem em 07|04|2021.

Enviar o exercício completo para o e-mail: moni3l@yahoo.com.br


1. Na AULA 2, do dia 24|02|21 você leu o texto “Primárias /secundárias: sintaxe das complementares” – do livro A Cor como Informação de Luciano Guimarães da página 65 até a 69. Fazer os exercícios abaixo com base nas referências do texto:


a) Na síntese subtrativa para as cores pigmento, quais são as cores primárias?

b) Por que as cores primárias são chamadas dessa forma?

c) Explique o que são cores secundárias de acordo com o texto.

d) Diferencie Cor Luz e Cor Pigmento

e) Explique a noção de complementariedade das cores e descreva como se é possível produzir o branco na cor luz e o preto na cor pigmento.

f) Como é possível descrever o posicionamento de cores complementares, observando o círculo cromático da página 66?

g) Após ler a página 67, verificamos as equações para definição das relações de complementariedade, como se dá o resultado do preto, apresente com uma equação?

h) Represente a equação da relação de complementariedade das cores secundárias.

i) Quais as possibilidades de produzir preto (PR) com a soma das complementares? Mostre através das equações.

k) Como as cores terciárias são obtidas?

l) Represente através de uma simples equação qual a forma de se obter uma cor terciária, sabendo que

(CY) cyan, (AM) amarelo; (AZ) magenta são as cores primárias e para formar uma terciária, você precisaria da junção de uma cor primária + uma cor secundária sendo as secundárias (VD) verde, (VM) vermelho e (VI) violeta.

 


2.  Observando a complementação da AULA 2  do dia 05|04|21 (Cores Complementares e Análogas - Estudo das Mesclas) , complete as Mesclas abaixo , sendo:

      a)  e  b) complementares,      c)  e   d) análogas.

Complete as mesclas de maneira que uma cor não toque em si mesma .

 

 


P=primária;   S=secundária;   T=terciária

 

 

 

 

 




EXERCÍCIOS DA AULA 4 - Arte Moderna: Impressionismo - Em busca da luz 

Postagem em 24|03|2021.

 Enviar o exercício completo para o e-mail: moni3l@yahoo.com.br

Na aula 3 aprendemos um pouco mais sobre o artista Monet, o grande pintor das águas e algumas pinturas do artista foram apresentadas. Com base no texto que você já copiou no seu caderno e na apreciação das pinturas, respondas as questões abaixo:


1. Os artistas impressionistas utilizavam técnicas que retratavam a natureza com maior vivacidade através da observação de um elemento muito fundamental para suas criações artísticas. Segundo o Impressionismo e suas tendências, analise os itens a seguir e marque as alternativas corretas:

 

a. (  ) A cor e tonalidade que se busca é a adquirida pelo objeto em reflexo a luz.

b. (  )  O contraste de claro-escuro é obtido com clareza para o realce das cores in natura.

c. (  ) As cores secundárias e terciárias são obtidas diretamente na paleta com a associação de cores.

d. (   ) Os contornos das imagens são sem definição.

e. (  ) O trabalho de criação destes artistas baseia-se na criação de sombra e luz dos artistas barrocos .



2. Considerando as pinturas de MONET que foram apresentadas na AULA 4  e na página da Aula de Artes 8 Ano, qual o tema mais explorado pelo artista, que se repete em todas as composições? Descreva rapidamente qual é o objeto mais iluminado,  o objeto mais retratado das composições.

 


3. Ainda com base na análise das imagens das obras de MONET, enumere cada pintura e relate aproximadamente qual o momento do dia (manhã, tarde, ou noite) que o artista as pintou.


4.  Segundo o texto que você leu e copiou, o comportamento dos artistas impressionistas  era baseado em muitas técnicas na hora de pintarem seus quadros.

Marque (V - verdadeiro) ou  (F - Falso) nas afirmações abaixo:


a. (  ) Os artistas procuraram, a partir da observação direta da luz solar sobre os objetos, registrar em suas telas as constantes alterações que essa luz provoca nas cores da natureza.

b. (  ) Na pintura, as figuras tinham traços firmes de forma que o contorno aparecia nitidamente.

c. (  ) As sombras eram luminosas.

d.(  ) No impressionismo, os quadros deviam ser sem cor e com bastantes linhas transversais.

 

 

 

 



EXERCÍCIOS DA AULA 3 - Arte Moderna: O Impressionismo 

Postagem em 16|03|2021.

 Enviar o exercício completo para o e-mail: moni3l@yahoo.com.br

1. O texto "A Realidade e a Consciência", de ARGAN nos fala de uma ruptura com a tradição acadêmica, dos grandes mestres do passado. Como o artista Courbet analisa essa ruptura, e quais os benefícios para a trajetória da Arte Moderna na História da Arte?

 

2. Onde e quando surge o movimento impressionista na arte?


3. O que acontece durante uma exposição da obra de Monet, intitulada Impression, soleil levant (Impressão, Sol Nascente) sobre o comentário de um crítico?

 

4. Quais as características que vão modelando o Impressionismo após 1870 e por quê cada vez mais o público fica escandalizado?

 

5. Quais os pontos mais importantes decididos em comum acordo entre alguns artistas representantes do movimento impressionista e que seriam regra para tratar a pintura impressionista?


6. Alguns dos mais importantes nomes da pintura impressionista se reuniram e formaram um grupo que decidiu algumas regras modernas para seus trabalhos, quais eram estas regras?

 

7. Qual era o elemento mais importante na pintura impressionista, já que os artistas preferiam pintar seus quadros ao ar livre?


8. Se o elemento mais importante era a luminosidade nas telas, e o preto era terminantemente proibido, pois a cor preta representava a falta da luminosidade, então como os artistas faziam as sombras na pintura?
 
 
 
 
 
EXERCÍCIOS DA AULA 2 - AS CORES TERCIÁRIAS  Postagem em 09|03|2021.

 Enviar o exercício completo para o e-mail: moni3l@yahoo.com.br

1. Depois de ter lido e copiado o texto da AULA 2:  AS CORES TERCIÁRIAS na página do 8 ANO,  agora construa um círculo no seu caderno, dividido em 12 partes e siga as orientações abaixo:  

a). Pinte as casas 1, 5 e 9  com as três cores primárias.
b). Na casa 3, faça a mistura das duas primárias das casas 1 e 5 .
c). Na casa 7, faça a mistura das duas primárias  das casas 5 e 9 
d).Na casa 11, faça a mistura das duas primárias  das casas  9 e 1 .
e). Na casa 2 , misture a cor da casa  1 e a cor da casa 3.
f). Na casa 4 , misture a cor da casa  3 e a cor da casa 5.
g).Na casa 6 , misture a cor da casa  5 e a cor da casa 7.
h).Na casa 8 , misture a cor da casa  7 e a cor da casa 9.
i).Na casa 10 , misture a cor da casa  9 e a cor da casa 11.
j). Na casa 12 , misture a cor da casa  1 e a cor da casa 11.

 

 

 

 

 

 

 

EXERCÍCIOS DA AULA 2 - CRIAÇÃO DA FORMA E AS CORES Postagem em 04|03|2021.

 Enviar as respostas para o e-mail: moni3l@yahoo.com.br


1. Quais as cores primárias? Use os lápis de cor para identificação das cores.

2. Quais são as cores secundárias? Como o verde é feito, por exemplo?

3. Por que as cores primárias são consideradas irredutíveis?

4. Explique Cor-luz e Cor-Pigmento.

5. Como podemos obter as cores-luz secundárias Cyan?

6. Como ocorre a adição máxima de luminosidade, ou seja, a luz branca através das cores? E que cores seriam necessárias para essa obtenção?

7. Como se obtém o preto através da síntese subtrativa?

8. O que são cores complementares? Qual seria a disposição dessas cores no círculo cromático?

9. Qual o resultado da mistura de uma cor primária e uma cor secundária? 

10. Quais são as cores terciárias?

11. Como é a disposição das cores terciárias no círculo cromático?

12. Complete o resultado das somas a seguir:

Grupo1:

MG+CY+AM =

2MG+2CY+2AM =


Grupo2:

MG+CY =

MG+AM =

CY+AM =

As cores do Grupo 1 são:

A soma das cores do Grupo 2 são:


13. Resolva as equações das cores seguindo o exemplo abaixo:

Exemplo: ANIL (AN) → CY + AZ = CY + (CY+MG) = 2CY+MG

LARANJA 

VIOLETA

VERDE AMARELADO

VERMELHO AZULADO

VERDE AZULADO

 

 

 

 



EXERCÍCIOS DA AULA 14-Expressionismo

natureza morta em Van Gogh, Girassóis 

Postagem em 08|12|2020.

 Enviar as respostas para o e-mail: moni3l@yahoo.com.br

1. Quando o gênero de pintura natureza-morta surge na História da Arte e para que servia naquele tempo?

 

2.A partir de que momento o gênero de pintura natureza-morta começa a emergir e a ganhar espaço na pintura, sendo possível até encontrarmos pinturas somente com o gênero?

3. Do que trata o gênero de pintura natureza-morta?

4.Quais os artistas mais se destacaram no gênero de pintura natureza-morta e desenvolveram tão bem este gênero?

5.Quais objetos são normalmente utilizados como modelos para a composição do gênero de pintura natureza-morta?

6.Observando todos as obras de girassóis de Van Gogh, como se comporta o gênero de pintura natureza-morta em suas composições? São todos iguais? Que simbolismos você consegue analisar nessas obras?

7.O que há de comum no tema “girassóis”, de modo geral nas pinturas de Van Gogh?

8.. As diferenças entre os amarelos utilizados para compor os girassóis são bastante visíveis nas obras que foram apresentadas na aula 14. Descreva sua experiência em analisar cada tipo de amarelo nessas composições.

9.Faça um desenho de um girassol em um vaso, ainda fresco, colhido a pouco tempo, sobre uma mesa, que está em frente à uma janela. Escolha os tons corretos de amarelos para exaltar a beleza e o frescor dessa planta, que embora tenha sido retirada na natureza, mas que ainda mantém as verdadeiras cores vibrantes da vida.


10.Agora faça um desenho de um girassol que foi esquecido há uma semana em um vaso sem água, sobre uma mesa, em frente à mesma janela aberta. Escolha os amarelos corretos, os marrons, as sombras corretas para retratar a tristeza e a falta de viço e vida da planta.

  

 

 

 

 

EXERCÍCIOS DA AULA 13-Expressionismo

A Figura Humana em Van Gogh 

Postagem em 18|11|2020.

 Enviar as respostas para o e-mail: moni3l@yahoo.com.br

  

1. Qual o gênero de pintura que estamos apreciando em Van Gogh na aula 13?

 

2. Faça uma análise de todas as pessoas retratadas nas obras de Van Gogh da nossa aula 13 e identifique uma característica quanto à pincela do artista.

 

3. Qual a cor mais predominante que você consegue perceber em “Homem Ao Mar, de 1889?

 

4.Observando o rosto das figuras humanas nas pinturas de Van Gogh, qual sua impressão? Elas parecem-se realmente com pessoas da vida real? Elas são iguais às pessoas de uma foto? Por que Van Gogh não se preocupou com a beleza clássica de suas figuras humanas? O que era de fato interessante para Van Gogh.

 

5.Em Esposa do Fazendeiro que Trabalha o Linho”, de 1889, notamos a figura de uma mulher que está virada de costas para o espectador, trabalhando. Essa pintura foi feita a partir de uma inspiração que Van Gogh teve sobre um pintor francês que gostava muito de representar pessoas, no campo em seu jeito simples de trabalhar. Você poderia fazer uma pesquisa e dizer qual foi o pintor que inspirou Van Gogh?


 

 

 

 

 

EXERCÍCIOS DA AULA 12–Expressionismo em Van Gogh 

Postagem em 02|11|2020.

 Enviar as respostas para o e-mail: moni3l@yahoo.com.br



1. Como surge o Pós-Impressionismo?

 

2.O que difere o impressionismo do Pós-Impressionismo?

 

3.Quais as características do Expressionismo?

 

4.Em que momento a arte de Van Gogh é considerada expressionista?

 

5.Quais os artistas e os movimentos foram importantes para a inspiração de Van Gogh em seus trabalhos?

 

6.Explique um pouco com era a técnica que Van Gogh utilizava em seus trabalhos e como eram suas pinceladas.

 

7.Estamos apreciando o trabalho de Van Gogh, especialmente como um artista representante do Expressionismo holandês.  Observe as cinco imagens apresentadas na aula 12 e diga quais os elementos em comum nas mesmas pinturas?

 

8.Os impressionistas gostavam de fazer suas paisagens diante da realidade, em tempo real para a captura da luminosidade. Van Gogh se diferenciava dessa técnica. Explique como.

 

9.Repare em “Igreja em Auvers, de 1890” e encontre os locais onde há sombras, descreva-as em seu caderno.

 

10.Noite Estrelada sobre o Rhone mostra a belíssima Ursa Maior, uma constelação facilmente vista de países do norte da Europa durante a noite. Espere anoitecer, e da sua janela tente localizar um grupo de estrelas e represente em uma folha separada.

Vincent van Gogh's Starry Night Over the Rhone Painting


11.Observe "Campos de Trigo com Ciprestes" e Campos de Trigo Verde com Ciprestes" possuem um elemento em comum. Desenhe este elemento diretamente com os lápis de cores com os tons de verdes que você possui. Não vale fazer o desenho a lápis comum.

 Ficheiro:Vincent van Gogh - Wheat Field with Cypresses - Google Art  Project.jpg – Wikipédia, a enciclopédia livre See adjacent text. 






EXERCÍCIOS DA AULA 11–Expressionismo 

Postagem em 20|10|2020.

 Enviar as respostas para o e-mail: moni3l@yahoo.com.br

 

1. Em qual o período surgem os primeiros experimentos do movimento Expressionista?

 

2. Onde se originam os primeiros trabalhos da arte expressionista.


3. No movimento impressionista, os artistas tinham uma mesma linguagem, temas muito parecidos e uma busca em comum:  a luminosidade. No Expressionismo os artistas também tratam das mesmas questões, em um mesmo ideal de pintura? Justifique a sua resposta?

 

4. O Modernismo é um grande movimento que abriga diversos outros  movimentos e chega a durar quase um século. Quando surge o Modernismo e qual a maior questão desse grande movimento? 


5. Depois de ler o texto, diga o que uma obra de arte deve apresentar para ser caracterizada como moderna.

 

6. O texto informa que os artistas expressionistas, embora quisessem se libertar das regras acadêmicas e clássicas da pintura, também tinham suas referências no passado clássico da pintura. Busque no texto exemplos para esta afirmativa.


7. Sobre o Expressionismo, reescreva somente as afirmativas corretas em seu caderno.

a) Foi um movimento de vanguarda surgido na primeira década do século XX.

b) Se manifestou basicamente na pintura, na literatura e no teatro.

c) Suas principais representações foram o indivíduo, suas inquietações pessoais e o drama de uma sociedade devastada pela guerra.

d) Foi um movimento clássico do século XVI, do período  Renascentista na Itália.


8. Qual o seu sentimento neste momento? Bom , ruim, triste, feliz, chorando, sorrindo? Dependendo do seu sentimento neste exato momento que você está lendo esta questão, você seria capaz de fazer um desenho representando o que você está sentindo?

 

 

 


EXERCÍCIOS DA AULA 10 – Fauvismo Postagem em 05|10|2020.

 Enviar as respostas para o e-mail: moni3l@yahoo.com.br

 

1. O que motiva o trabalho dessa fase em que Matisse vai viver em Nice, região paradisíaca da Riviera Francesa? Quais as suas motivações para a criação de trabalhos com temas de auras tão refrescantes e leves?

 

2. Que elemento é comum em todas as pinturas de Matisse e por onde o artista faz as suas capturas? 


3. Descreva quais elementos em comum você consegue perceber em todas as obras apresentadas na aula 12?


4. Observe o mar nas pinturas Matisse e usando diversos tons de azuis e verdes dos seus lápis de cores, tente representá-los nas paletas abaixo, fazendo misturas nos quadrados que são interseção.


Quadrados Desenho Para Colorir - Ultra Coloring Pages Quadrados Desenho Para Colorir - Ultra Coloring Pages 

5. Além de paisagens, Matisse também representava muito bem os desenhos estampados nos tecidos que compõe a cena de suas obras, dando corpo e preenchendo os ambientes. Escolha três estampas das que aparecem nas obras do artista, apresentadas na aula 12 e represente com seus lápis de cores nos espaços abaixo.


Quadrado Para ImprimirQuadrado Para ImprimirQuadrado Para Imprimir

 

 

 

 

EXERCÍCIOS DA AULA 9 - 

Postagem 22/09/2020 

(e-mail : moni3l@yahoo.com.br)

1. Quantos tons de verde você consegue perceber na obra “O Terraço, Saint Tropez” de 1904?

2. Ainda na análise da mesma obra, verifique se existe preto na composição.

3. O que é mais importante na composição? O que Matisse mais destaca nesta obra?

4. Você saberia explicar por que Matisse não usou cores quentes, por exemplo um vermelho ou um amarelo para fazer o manto japonês da figura humana? Essa figura é muito bem visível na obra?

5. Saint Tropez é uma cidade costeira da Riviera Francesa, muito procurada pelos turistas por causa de suas belíssimas praias e o seu clima mais quente que o restante da França.  Ruas pavimentadas com pedras antigas e vilas de pescadores. Em certa ocasião, MATISSE passou um verão nesta região e teve grandes inspirações para suas  obras. Ainda observando “O Terraço”, cena que pinta uma varanda ensolarada, onde se concentram os pontos de luminosidade nesta pintura? 

6. Quais as diferenças da luminosidade de “O Terraço” e “Interior da Janela com Não-me-Esqueças” ? Observe atentamente as duas composições e justifique a diferença dos verdes existentes nessas duas obras. 

7. Observando as obras de MATISSE , do interior de seu apartamento, podemos notar que há uma grande quantidade de plantas que poderiam viver em ambientes fechados. O que explica essa possível paixão pelos verdes?

8. Em Peixe Dourado de 1916, notamos uma grande variedade de plantas em uma varanda. E ainda um pequeno vidro com alguns peixinhos dentro. Responda:

a). Você tem a impressão de que  os peixinhos se movimentam? O que dá essa sensação na obra?

b). O que significam aquelas manchas corais no espelho d’água?

c). Se água não tem coloração, então o que explica os tons de verde na água dos peixes? 

9.Separe todo material colorido que você tiver, lápis de cores, hidrocores (canetinhas) , giz de cera, tinta, etc e faça uma composição do ambiente externo através da janela de sua casa, somente usando os tons de verde.





 


 


 


 

EXERCÍCIOS DA AULA 8 - Postagem 08/09/2020 .

(e-mail : moni3l@yahoo.com.br)


1.Observando a obra “Janela Azul” de Matisse, quantos tons de azul você consegue encontrar?

2.De que lugar Matisse fez essa pintura?

3. O que é uma monocromia?

4.Que objetos utilizados pelo artista aparecem na obra?

5.Observe todas as obras apresentadas e diga o que acontece com todas as formas e objetos representados na obra. Eles são exatamente como vemos no real? Explique o processo de estilização da imagem.

6.Agora observe respectivamenteas obras “Janela Azul” de 1912; “Interior Azul”, de 1947; “Interior Azul com duas Garotas” de 1947. Elas possuem um elemento em comum nas três obras, você saberia dizer que elemento é esse?

  The Blue Window. 1912 - Henri Matisse - oil painting reproduction | Matisse  paintings, Matisse art, Henri matisse  Blue Interior, 1947 - Henri Matisse - WikiArt.org   Henri Matisse | University of Iowa Stanley Museum of Art 

 

 

 

 

 

 

 

EXERCÍCIOS DA AULA 7 - Fauvismo

Postagem 26|08|2020.
 

1. Qual a verdadeira questão do Fauvismo na Arte Moderna? Como as cores são apresentadas?

2.O que significa a palavra “Fauvismo”, de que origem procede?

 

3.O que na verdade significava ser um fauvista, termo que a sociedade usou para identificar os pintores representantes do movimento? Por que a sociedade os chamou assim?

 

4.Estamos estudando o Fauvismo, mas ainda com as obras de Matisse. Como era a técnica desse artista?

 

5.Os artistas modernos não representavam o mundo real como era, sendo assim, como Matisse criava seus padrões na pintura?

 

6.Analise “Retrato de Madame Matisse” e responda:

A .Quais as cores complementares existentes na obra? Descreva-as em pares (para responder a esta pergunta é necessário observar o círculo cromático da aula).

B. Faça uma análise com suas palavras de como é o contorno usado na figura da mulher.

C. Qual a função da mancha verde que divide o rosto de Madame Matisse?

 

7.Análise das obras apresentadas em “Vermelhos de Matisse” no texto, responda:

A.  O que há em comum nessas quatro obras do artista?

B.  Qual o ambiente preferido do artista nessas obras?

C.  Cite um objeto| elemento que aparece nas quatro obras.

 

8. AULA PRÁTICA - VAMOS FAZER?

Agora você é um artista e vai fazer o seguinte: Vai escolher um cômodo da sua casa, pode ser um quarto, a sala ou a cozinha. Vai encontrar um lugar para se sentar, onde você consiga ver todas as coisas e elementos desse cômodo. Com seu caderno, papel e lápis, vai desenhar de maneira bem simples esse ambiente. Lembra de Matisse? Ele não fez os objetos de maneira muito real, mas quando você olha os objetos dele, sabe o que são. 

Depois de feito seu desenho, escolha as cores quentes (laranjas, vermelhos e amarelos) pra poder finalizar com um colorido. Lembre-se que estamos trabalhando ainda os vermelhos, então não fuja muito dessa cor, combinado? Se puderem me enviar o e-mail dos desenhos para que eu possa postar aqui no Blog com o nome de vocês, e fazermos uma exposição eu ficarei muito honrada.  

 

 

 

 

 

 

➽ EXERCÍCIOS DA AULA 6 -  (continuação)
Postagem em 13|08|2020
 
 
   Dance at Bougival - Wikipedia           Arteeblog: A história de três pinturas de dança de Pierre-Auguste ...         Dance in the Country' Prints - Pierre-Auguste Renoir | AllPosters.com
 
 
 

1. Observando as três apresentadas na Aula de Artes anteriormente leia com muita atenção cada análise e responda:

2.Renoir representou um mesmo tema nas três obras. Qual é o tema em comum nas obras?

3.Dança em Bougival, City Dance e Country Dance, todas de 1883 possuem diferenças com relação aos espaços que serviram de inspiração para o artista. Quais essas diferenças?

4.Observando agora as pinceladas e as cores. Já que agora você sabe que espaços os dançarinos estavam, como se dá o processo de luminosidade em cada uma das obras?

5.Apreciando as vestimentas dos dançarinos e sabendo o nome de cada obra, faça uma breve análise do porquê das vestimentas tão diferentes já que as obras foram pintadas no mesmo ano.

6.Nas três pinturas de Renoir, onde se concentra o maior volume de iluminação?

7.Você consegue perceber as diferenças entre os tipos de branco utilizados nos três vestidos? Se sim ou não, justifique a sua resposta.

8.Em apenas uma pintura, a dançarina olha para o observador. Por quais motivos isso não acontece nas outras pinturas? Explique essa questão, com bases no texto e principalmente por quais motivos técnicos Renoir representava o momento de maneira tão simples.

 

 
 
 
 
 
 
 ➽ EXERCÍCIOS DA AULA 6 -  Impressionismo - O calor da luz e das cores de temperatura quente na obra de Renoir
Postagem em 05|08|2020


1. Na sua opinião, mas com bases sobre a biografia de Renoir, quais foram os trabalhos e os estudos que ele exerceu antes de ser um pintor e dedicar-se somente a isso, que o ajudaram a desenvolver um olhar um pouco mais delicado sobre a forma das coisas e pessoas? Responda esta pergunta analisando todas as obras do artista que foram apresentadas na página do blog Aula de Artes.


2Ao se unir aos três amigos pintores, Renoir buscou um ideal para suas pinturas que seria a sua marca para sempre. Qual seria esse ideal?

3.O que são movimentos de vanguarda artística?

4.Quais as técnicas inovadoras da pintura eram utilizadas pelos pintores representantes das vanguardas artísticas e que eram muito diferentes das formas clássicas e tradicionais?

5.A figura humana é um dos gêneros de pintura. Renoir tratou a figura humana de maneira muito peculiar, especialmente as mulheres, com toda a sua beleza, e delicadeza. Observe a pintura intitulada O Passeio de 1870, postada também na página da Aula de Artes e responda:

The Promenade, c.1876 - Pierre-Auguste Renoir - WikiArt.org
O Passeio, 1870


6.O que seriam as “pinceladas emplumadas”?

7.Quais as cores preferidas de Renoir, encontradas em sua paleta para compor esta pintura?

8.Sabemos que Renoir foi um representante do Impressionismo, estudamos sobre a datação de suas obras e a sua técnica de pintar. Com o olhar atento ainda na obra, o casal no jardim parece não se importar que alguém os esteja representando. Sabe aquela foto que você faz no seu celular pra parecer que você está distraído ou que alguém te fotografou sem você saber? Então, qual o principal propósito de Renoir, ao retratar o jovem casal em um jardim? O que ele buscaria para dentro de sua pintura?



























Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Bem-vindos

APRESENTAÇÃO PARA TODAS AS TURMAS

Um pouco do meu trabalho