Caderno de Exercícios - 7 ano

⏩EXERCÍCIOS DA AULA 15 - ARTE MODERNA: O CUBISMO EUROPEU , Paul CÉZANNE

Data da Aula: em 28| 06 |2021.

Copiar e enviar a foto da cópia do texto para o e-mail 📧:moni3l@yahoo.com.br

1.Com suas palavras, explique o que foi o Cubismo, como movimento artístico.



2.Qual a principal questão do Cubismo e como o estilo artístico retrata as formas?



3.Historicamente o Cubismo originou-se nas obras de Paul Cézanne, pois para ele a pintura deveria tratar as formas da natureza como se fossem cones, esferas e cilindros”. 

De acordo com o texto acima e com seus conhecimentos sobre o Cubismo, julgue os itens abaixo em (C) para os certos e (E) para os errados:


a.( ) CÉZANNE se preocupava em equilibrar formas e cores em suas composições. Para ele, a estrutura do quadro e a forma eram mais importantes do que representar a natureza de maneira real.

b.( )Os artistas cubistas tinham o compromisso em representar com fidelidade a aparência real das coisas exatamente como elas eram na natureza.

c.( ) O Cubismo é um movimento moderno , pois renega as regras de representação acadêmica da tradição.

d.( )Paul Cezanne foi um artista do Cubismo, mas depois foi o precursor do movimento Impressionista.




⏩EXERCÍCIOS DA AULA 14 - ARTE MODERNA: CUBISMO

Data da Aula: em 21| 06 |2021.

Copiar e enviar a foto da cópia do texto para o e-mail 📧:moni3l@yahoo.com.br


1.Com suas palavras, explique o que foi o Cubismo, como movimento artístico.


2.Qual a principal questão do Cubismo e como o estilo artístico retrata as formas?


3. Onde surge o movimento Cubista e quem é o seu idealizador?


4. Observe a figura a baixo e represente-a com as técnicas do Cubismo.Não esqueça do chão e da linha entre a floresta e o campo.


Beautiful Bay Dun horse | Horses, Most beautiful horses, Horse breeds






⏩EXERCÍCIOS DA AULA 13 - ARTE AFRICANA: Cultura e Diversidade na  África

Data da Aula: em 14| 06 |2021.
Copiar e enviar a foto da cópia do texto para o e-mail 📧:moni3l@yahoo.com.br

1.Como você entende a grande diversidade da África, sendo um super continente? É possível encontrar apenas uma religião, ou apenas um tipo de povo ou cultura em toda a África?


2.A África Subsaariana (abaixo do deserto do Saara) apresenta grandes diferenças culturais com relação às regiões estão acima do deserto. Você saberia dizer que diferenças são essas?


3.Fale um pouco sobre a cultura islâmica de alguns povos da África.


4.Relembrando um pouco sobre o que vimos sobre as máscaras africanas, o que elas representam para determinados grupos na África.


5.Como são confeccionadas as máscaras africanas?


6.Nesta Aula foram apresentadas duas culturas com as vestimentas das mulheres da tribo Massai, no  Quênia e as mulheres do Chad. Quais as diferenças que você percebe nessas duas formas de vestir?


7.Faça um desenho bem bacana de povos africanos e sua cultura. Você poderá imaginar que foi viajar para conhecer a África. O que tem lá? Quais os animais? Como são as savanas? Como as pessoas se vestem? Como é a dança? Crie um cenário e pinte comas cores das bandeiras africanas, não se esquecendo de todos os tons de laranjas, amarelos e verdes. Use sua imaginação, se puder tire foto e me envie no e-mail pra que possamos organizar uma exposição virtual. Se não tiver acesso , faça o desenho da mesma maneira!




⏩EXERCÍCIOS DA AULA 12 - ARTE AFRICANA: Máscara Africana - Povos de Burkina Faso


Data da Aula: em 07| 06 |2021.
Copiar e enviar a foto da cópia do texto para o e-mail 📧:moni3l@yahoo.com.br

1. Qual a característica mais importante e que diferencia a máscaras do povo BWA de Burkina Faso, em relação aos Povos Senufo da aula passada?


2. Agora você é artista!  Pegue um pedaço de papelão e modele um rosto, recorte e crie sua máscara africana, você ainda pode se inspirar nas nossas aulas e acrescentar em sua máscara todas cores que quiser, pode usar tinta, pode colar papéis coloridos, papel do jornal, pode tingir o papel jornal com tinta marrom, para parecer de madeira, e ficar bem primitiva, pode usar penas, e etc. Você poderá fazer a máscara de papelão ou apenas a de colorir ou ainda poderá até criar uma da sua imaginação, desde que seja com as características que vimos nas aulas de ARTES. 

Se você não tiver esses materiais, pode pegar o modelo na escola para você colorir.


A MÁSCARA PARA COLORIR você pode apenas colorir e enfeitar como quiser. O modelo vai estar na escola para você pegar .

Se você optar por fazer a máscara de papelão ou a de colorir, vai precisar tirar foto  pra enviar para mim do mesmo jeito, okay?


Para a MÁSCARA DE PAPELÃO (modelos abaixo) você vai acrescendo as partes recortadas para ela ficar em 3D. 

Depois recorte tiras de jornal e vá colando com a ajuda de um pincel com cola branca misturada com uma colher de água para ela parecer de madeira. Depois pode deixar assim mesmo, bem primitiva ou passar uma camada da tinta que você mais gostar.

  • Material: Papelão
  • Tesoura e cola
  • 1 folha de jornal
  • Tinta se preferir
  • Здравствуйте, жители Страны Мастеров! Представляю вашему вниманию две маски, сделанные из картона. фото 5 Здравствуйте, жители Страны Мастеров! Представляю вашему вниманию две маски, сделанные из картона. фото 6
    Здравствуйте, жители Страны Мастеров! Представляю вашему вниманию две маски, сделанные из картона. фото 8 Здравствуйте, жители Страны Мастеров! Представляю вашему вниманию две маски, сделанные из картона. фото 10

Здравствуйте, жители Страны Мастеров! Представляю вашему вниманию две маски, сделанные из картона. фото 11





⏩EXERCÍCIOS DA AULA 11 - ARTE AFRICANA: Máscara Africana - Povos Senufo

Data da Aula: em 31| 05 |2021.
Copiar e enviar a foto da cópia do texto para o e-mail 📧:moni3l@yahoo.com.br

1. Por que os colonizadores, ao chegarem no continente africano, deparam-se com as máscaras africanas e não as consideram arte?

2.As máscaras africanas são as mesmas que as máscaras comuns, usadas em outras festividades como carnaval, por exemplo?   Justifique sua resposta.

3.Qual o real significado das máscaras africanas para o povo africano?


4.Em quais ocasiões as máscaras africanas são usadas pelo povo africano?

5.Falando de valores culturais, o que a máscara africana representa para a humanidade ?

6.Como é a produção da máscara dos povos Senufo?

7.Qual a principal característica para reconhecimento imediato de uma máscara Senufo?

8.Observando as máscaras Senufo apresentadas na aula 11, qual a característica em comum encontrada em todas elas?


9.Qual o principal material utilizado na produção dessas máscaras?

10.Se antes era considerada peça exótica de povos nativo, como a máscara africana atingiu ao mais alto patamar da arte, fazendo parte dos mais importantes museus do mundo?





⏩EXERCÍCIOS DA AULA 10 - 

ARTE AFRICANA: Características 

Data da Aula: em 24 | 05 |2021.

Copiar e enviar a foto da cópia do texto para o e-mail 📧:moni3l@yahoo.com.br

1. Como os artistas africanos entendem a sua arte?

                                                                  

2. Como seria a percepção de “belo” para os artistas da cultura africana?


3. .Ao chegarem ao continente africano, no primeiro momento como os europeus entenderam a arte africana? Por que eles não compreendiam a cultura africana como uma forma de arte?


4. Reescreva no seu caderno qual a opção que melhor mostra as características da Arte Africana, na sua opinião.


Formas perfeitas, delicadas, pouco sinuosas, leves.

Formas pouco coloridas.

Formas alongadas, extravagantes, bizarras, primitivas, distorcidas, muito coloridas também.

Formas perfeitas pouco coloridas e clássicas.


5. Já que é feita pelo seu próprio povo, a Arte Africana tem características muito próprias. Você saberia dizer que características são essas?


6. Sobre a Arte Africana, podemos afirmar...(reescreva a afirmativa correta no seu caderno).


Tipo de pintura clássica.

Feita exclusivamente para decorar casas e espaços internos

O objeto de arte é criado para ser utilizado, ligado ao culto dos antepassados, profundamente voltado à religiosidade, característica marcante dos povos e tribos africanos.





⏩EXERCÍCIOS DA AULA 9 - ARTE AFRICANA:Outros Povos

Postagem em 17 | 05 |2021.

Copiar e enviar a foto da cópia do texto para o e-mail 📧:moni3l@yahoo.com.br

 1. Escreva no seu caderno a única resposta correta: O que é a África?

Um país

Um enorme continente

Um pequeno estado

Uma cidade

 2. Onde situam-se as origens da Arte africana?


 3.O texto nos mostra grande distinção em relação ao tempo quando fala de dos achados da Arte Rupestre e a Arte Africana. Mostre onde está a diferença destas duas grandes e importantes áreas da História da Arte.


4. Os historiadores encontraram vestígios de escultura africana .Onde acontecem as primeiras aparições, e de quando datam essas esculturas?


5. Aponte duas justificativas mais adequadas para explicar o porquê das descobertas arqueológicas de artefatos africanos não terem avançado para que hoje tivéssemos mais conhecimento a respeito do passado da Arte Africana.


6. O texto mostra que apesar do não reconhecimento dos colonizadores pela beleza da arte africana, como foi possível esta arte  aparecer em outro lugares do mundo?



⏩EXERCÍCIOS DA AULA 8 (Parte IV) - 

LUZ E SOMBRA: Técnicas de Sombreamento no Desenho - Hachura e Chapado

Postagem em 10 | 05 |2021.
Copiar e enviar a foto da cópia do texto para o e-mail 📧:moni3l@yahoo.com.br

1. Com suas palavras, para que servem os elementos luz e sombra nas composições artísticas?


2. Explique a sombra projetada, com uma ilustração sua.


3. Observe o esquema abaixo e treine em seu caderno as hachuras abaixo. Faça os mesmos quadradinhos e preencha como o modelo. Use seu lápis de grafite apenas para fazer as sombras em hachuras.

5 Técnicas sobre Hachuras para o Desenho - Vivendo de Desenho | Exercícios  de desenho, Técnicas de desenho, Desenho de observação ilustrações, clipart, desenhos animados e ícones de conjunto de linhas de tinta, conjunto de texturas de mão desenhada, rabiscos de caneta, incubação, zero de vetor - hachura cruzada

4.Complete corretamente com os nomes das técnicas de sombreamento que você conhece.

a). As técnicas de sombreamento que você aprendeu são chamadas_______,______,_______,_______e______.

b).Técnica de sombreamento conhecida pela especialidade de esfumaçar o desenho é ___________.

c).O______________convém na técnica de fazer sombreamento através de pontos.

d).Trabalhar o desenho com traços e tramas consiste numa técnica chamada ___________.

e). Preto e branco sem escalas de tonalidades é uma técnica de sombra específicas de Mangás e HQ’s, esta técnica chama-se _______________                                                                                     

5. Preencha os quadrados com as técnicas que você aprendeu, utilizando apenas o lápis.

1. Esbatido. 2. Esfumado

Retângulo quadrado Wikcionário Quadrilátero, Ângulo, ângulo, branco png |  PNGEgg Retângulo quadrado Wikcionário Quadrilátero, Ângulo, ângulo, branco png |  PNGEgg

3. Pontilhismo 4. Hachura

Retângulo quadrado Wikcionário Quadrilátero, Ângulo, ângulo, branco png |  PNGEgg Retângulo quadrado Wikcionário Quadrilátero, Ângulo, ângulo, branco png |  PNGEgg

5. Chapado     

Retângulo quadrado Wikcionário Quadrilátero, Ângulo, ângulo, branco png |  PNGEgg



EXERCÍCIOS DA AULA 8 - (parte III) Luz e Sombra no Desenho: Tipos de sombras no Desenho Postagem em 03|05|2021.

Depois de fazer a atividade, fotografe e envie para o meu e-mail 📧:

moni3l@yahoo.com.br



1 . Quais as técnicas de sombreamento apresentadas nesta 

aula?


2 . Qual tipo de material é fundamental pra conseguir fazer os mais diferentes tipos de sombras?


3.  Observe a escala abaixo e tente reproduzir em seu caderno. As duas primeiras escalas de sombras com seu lápis grafite.  

A última, você poderá escolher uma cor para compor a escala.



4. Utilizando as técnicas que você treinou na questão 3, observe os sólidos abaixo e crie volumetria com as sombras no lugar correto, tendo como referência a luminosidade que vem de cima.




5. Complete os quadradinhos com as técnicas de sombreamento que se pede, do mais claro para o mais escuro, seguindo o exemplo, mudando a técnica: Day 1 Esfumado ; Day 2 Esbatido; Day 3 Pontilhado.








EXERCÍCIOS DA AULA 8 - (parte II) 

Luz e Sombra no Desenho:Luz Refletida, Sombra Própria e Sombra Projetada

Postagem em 27|04|2021.

Depois de fazer a atividade, fotografe e envie para o meu e-mail 📧 

moni3l@yahoo.com.br


1 . Desenhe um objeto e mostre a luz refletida nele, use o seu melhor talento para identificar essa luz que é tão imperceptível, mas extremamente tênue, porque fica entre a sobra projetada do objeto e a sobra própria do mesmo.


2 . Desenhe os objetos abaixo e classifique os tipos de luzes e sombras que estão aparecendo neles.



Técnicas de luz e sombra | Wiki | Arts E Ocs Amino



3 . Observe a figura abaixo, desenhe-a em seu caderno ,escolha um foco de luz, (vela, lâmpada, lanterna , sol - você escolhe), e mostre de que direção vem o foco de luz. 



desenhos sombreados




EXERCÍCIOS DA AULA 8 - (parte I) 

Luz e Sombra no DesenhoPostagem em 19|04|2021.

Depois de fazer a atividade, fotografe e envie para o meu e-mail 📧 

moni3l@yahoo.com.br

1 . Com suas palavras, para que servem os elementos luz e sombra nas composições artísticas?


2 . DONDIS diz que e possível eliminar ou sugerir a ideia de dimensão dos objetos. Como e possível conseguir estes efeitos?


3 . Que tipo de ilusão e possível se conseguir com nuances de claro e escuros?


4 . Defina Luz ou Brilho em um desenho.


5 . Desenhe um objeto e mostre o efeito de Meio Tom nele.




EXERCÍCIOS DA AULA 7 - Teoria da Cor:Monocromia e Policromia

Postagem em 12|04|2021.

Depois de fazer a atividade, fotografe e envie para o meu e-mail 📧 : moni3l@yahoo.com.br


 1. Explique com suas palavras o que é uma pintura monocromática .


2. Observe a primeira e a segunda imagem da obra da artista Tarsila do Amaral "Paisagem com Touro"e com bases na Aula 7 (MONOCROMIA E POLICROMIA) e responda:


         

                  Fig.A                                                        Fig. B

a). Classifique a primeira pintura de acordo com as técnicas que você aprendeu.
b). A primeira pintura é uma _______________________.
c). Quais as cores existem na primeira pintura?
d). A segunda pintura é uma monocromia. Qual a cor principal utilizada nesta composição?
e). Quais os tons da mesma cor você pode perceber na segunda pintura?


3. Escolha uma cor da sua preferência e monte uma escala de monocromia, lembrando que você não poderá mudar a cor, mas deverá variar o tom. Siga o exemplo abaixo.

 



4. Em uma folha a parte, ou mesmo no seu caderno, desenhe uma cena e pinte com a técnica da policromia. Depois repita o mesmo desenho, mas na hora de colorir, utilize a técnica da monocromia.

 

 

 

 

 

 

 

 

EXERCÍCIOS DA AULA 6 - Teoria da Cor:GAMA

Postagem em 06|04|2021.

Depois de fazer a atividade, fotografe e envie para o meu e-mail 📧 : moni3l@yahoo.com.br

 

1. Como é obtida a paleta de cores através da técnica do Gama? 

 

2. Vamos montar uma escala do Gama. Escolha duas cores primárias (azul, amarelo, magenta) e siga o mapa para colorir corretamente os círculos abaixo. preste muita atenção.

 

  • a.  No primeiro círculo pinte com uma cor primária, essa é será a cor 1.
  • b.   No último círculo pinte com a outra cor primária que você escolheu, que será a cor 2.
  • c.   No segundo círculo, coloque 4 camadas da Cor 1 + 1camada da cor 2
  • d.   No terceiro círculo, coloque 3 camadas da Cor 1 + 1camada da cor 2
  • e.   No quarto círculo, coloque 2 camadas da Cor 1 + 1camada da cor 2
  • f.   No quinto círculo, coloque 1 camada da Cor 1 + 1camada da cor 2.
  • g.   No sexto círculo, coloque 2 camadas da Cor 2 + 1camada da cor 1.
  • h.   No sétimo círculo, coloque 3 camadas da Cor 2 + 1camada da cor 1.
  • i.    No oitavo círculo, coloque 4 camadas da Cor 2 + 1camada da cor 1.

 

 

 

 

 

 

EXERCÍCIOS DA AULA 5 - Teoria da Cor: Colorimetria

Postagem em 22|03|2021.

Depois de fazer a atividade, fotografe e envie para o meu e-mail 📧 : moni3l@yahoo.com.br

Após ler o texto da Aula 5 e tê-lo copiado em seu caderno, responda e use seus lápis de cores nas questões 3 e 4.

 

1. O que você entende por Matiz? Qual o seu matiz preferido?

 

2.  Classifique o Tom de uma cor.


3.  As escalas de Valores correspondem à passagem do branco para o preto através dos tons de cinza, mas o que é necessário para que este processo ocorra? Responda e depois represente a sua resposta com uma escala de valores, usando os lápis preto e branco


4.  Explique o que é uma cor saturada. Responda e exemplifique utilizando seus lápis de cores.

 

 

 

 

 

EXERCÍCIOS DA AULA 4 - Teoria da Cor: Temperatura das Cores

Postagem em 15|03|2021.

Depois de fazer a atividade, fotografe e envie para o meu e-mail 📧 : moni3l@yahoo.com.br

1.  Qual a explicação técnica para a classificação das cores em quentes e frias? 

2. Observando o Círculo Cromático, escreva quais são as cores quentes e quais sãos as cores frias. Você também pode fazer esse exercício com seus lápis de cores.

3. Por que os azuis são considerados frios e quais os sentimentos que ele nos trás?


4. Segure os lápis de cores quentes em suas mãos e diga qual a primeira paisagem que você pensou em desenhar com estas cores.

 

5. Considere (V) verdadeiro, e (F) falso:

(  )as cores frias são associadas ao céu, mar, gelo, árvores.

(  )as cores quentes são associadas ao fogo, ao sol.

(  )as cores frias  transmitem sensação de calor e são representadas pelos amarelos, laranjas e vermelhos.


6.Agora vamos fazer esta questão com base no texto "Outras Polaridades" que você leu: 

Qual polaridade pode ser feita para vincular temperatura à luminosidade das cores? Quais as cores que representam essa separação polar?


7. Quais são os matizes (cores) considerados de temperatura neutra? Por quê?


VOCÊ É O ARTISTA, ENTÃO VAMOS CRIAR?

8. Agora pegue revistas usadas, cola e tesoura. 

Separe imagens de objetos, paisagens e pessoas de cores frias e cores quentes e recorte-os.Depois em uma folha separada, divida a folha ao meio e faça duas colagens. De um lado cole as imagens de cores quentes, de outro lado as imagens de cores frias, montando duas lindas obras de artes. 

veja os exemplos:

 










EXERCÍCIOS DA AULA 3 - Absorção e Reflexão da Cor-Luz nos Objetos

Postagem em 08|03|2021.

Depois de fazer a atividade, fotografe e envie para o e-mail 📧 : moni3l@yahoo.com.br

1. Correlacionar as colunas corretamente:

(1) Mecanismo complexo desenvolvido para a percepção da luz e da cor.

(2) Células sensíveis à cor

(3) Células sensíveis à luz

(4)Cores primárias                                       

(5) Cores análogas                             

(6) Cor secundária 

(   ) Violeta e amarelo                              

(   ) Cones

(   ) Olho humano

(   ) Verde, violeta, azul    

(   ) Azul, magenta,  

(   ) Bastonetes                                         


2. Explique porque conseguimos perceber as cores.

3. Cite as cores primárias.

4. Cite com suas palavras a importância de se trabalhar com o Círculo Cromático em artes.

5. Você está utilizando um sapato verde. Explique quais as luzes que o sapato absorve para que você perceba o verde, analisando as técnicas do mapa de rejeição e absorção da luz pelos objetos.

6. Pinte os 3 objetos com as primárias. Depois, demonstre o mapa de rejeição e absorção da luz, utilizando as cores das luzes corretas nas setas.

     





EXERCÍCIOS DA AULA 2 - Círculo Cromático

Postagem em 01|03|2021.

Depois de fazer a atividade, fotografe e envie para o e-mail 📧 : moni3l@yahoo.com.br

1. Colorir o Circulo Cromático de maneira adequada. Para fazer este exercício, atenção para as orientações abaixo: 

a). Usar apenas as três cores primárias.

b). Pintar com as cores primárias três casas intervaladas .

c). Cada intervalo será colorido com duas cores primárias vizinhas da esquerda e da direita deste intervalo. Não é permitido usar as cores secundárias prontas, você terá que fazer a mistura para obter uma cor secundária. 

d). Será levado em consideração o desenho com divisões adequadas do círculo, use um objeto circular, ou um compasso, se você souber utilizar. Peça ajuda seu responsável para usar o compasso.

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

EXERCÍCIOS DA AULA 17 - MODERNISMO BRASILEIRO - Semana de Arte Moderna e seus desdobramentos 

Postagem em 21|12|2020.

Enviar as respostas e fotos dos trabalhos para o e-mail: moni3l@yahoo.com.br

1. Como estava o Brasil, culturalmente organizado no início do século XX?

2. No século XIX, o Rio de Janeiro ainda era capital do Brasil. Explique os motivos pelos quais ainda havia a cópia dos modelos europeus na sociedade e na cultura do povo brasileiro.

3. Em São Paulo, o cenário propício para o desenvolvimento da cultura era outro. Você saberia explicar como surgem as transformações para modernizar também a cultura?

4. Qual evento importante para o Modernismo nas artes acontece em São Paulo? Quando acontece?

5. O que a Semana de Arte Moderna de 1922 pretendia com suas mostras de artistas?

6. Como o público responde e como são as reações desse público?

7. Na sua opinião, por que o público agiu com estranheza e fez duras críticas aos trabalhos apresentados no evento?

8. Na pintura e na escultura, quais artistas de destacaram nas apresentações de seus trabalhos?

9. O que buscava o movimento nacionalista nas artes?

 

 

 

EXERCÍCIOS DA AULA 16 - MODERNISMO BRASILEIRO Postagem em 09|12|2020.

Enviar as respostas e fotos dos trabalhos para o e-mail: moni3l@yahoo.com.br 

1.Explique as tendências do Movimento Modernista no Brasil.

 

2. Por que os artistas brasileiros se manifestaram contra o academicismo originário da Europa e qual a nova inspiração justificativa para mudarem o estilo de seus trabalhos?

 

3. O que foi a Semana de Arte Moderna de 1922?

 

4. Por que alguns trabalhos expostos na Semana de Arte Moderna de 1922 chocaram grande parte dos críticos de arte?

 

5. Nas palavras de Oswald de Andrade, no Manifesto Antropofágico que antecede a todos os eventos de artes, escolha um trecho que você mais achou curioso e faça uma pesquisa sobre este trecho, desenvolvendo este pensamento e trazendo a ideia deste treco para o movimento Modernista do Brasil.

 

6. Sabemos que havia tribos canibais muito antes da colonização, onde essas mesmas tribos comiam seus inimigos, num ato de conseguir a força dos guerreiros para si. Neste pensamento, os artistas brasileiros, “comeram a arte estrangeira”, mas depois a devolviam com características e elementos nacionalistas. Qual a parte do Manifesto Antropofágico que apresenta esta questão?

 

 

 

EXERCÍCIOS DA AULA 15 – As Fases do Cubismo (Fase Sintética) Postagem em 24|11|2020.

 

Enviar as respostas e fotos dos trabalhos para o e-mail: moni3l@yahoo.com.br

1. Quando começam as experiências dos artistas cubistas na Fase Sintética?

2. O que difere a Fase Analítica da Fase Sintética do Cubismo? Quais materiais são agregados à obra?

3. Pesquise e responda o que é uma assemblage no cubismo?

4. Copie do texto o paragrafo que responde à questão n.2.

5. O que seria uma pintura bidimensional?

6. Fale sobre como era feita a técnica Papié Colle que Picasso, indicada no texto.

7. Observe a obra “Tigela de frutas, Violino e Garrafa” de Picasso e descreva onde podemos perceber tridimensionalidade.

8. Como Picasso criou “Garrafa de Suze”?


9. Desenhe um retrato cubista com as partes do rosto abaixo e não se esqueça de colorir.https://i.pinimg.com/originals/70/b7/1b/70b71b548561f00b6c20936c5efb1ae4.jpg

10. VAMOS FAZER ARTE?

MATERIAL:

1 folha de jornal (preferência da parte com mais escrita)

Cola, tesoura, hidrocor preto (canetinha),

1 pedaço pequeno de papelão,

1 imagem muito colorida (objeto, pessoa ou animal) de uma revista.

Sabemos que Picasso utilizou-se de uma técnica chamada assemblage para compor trabalhos na fase sintética do Cubismo. Agora você vai montar a sua própria colagem.

Recorte a imagem colorida, faça o contorno dela sobre o papelão com a ajuda de uma caneta e recorte também.

Depois pegue a folha de jornal e com as letras impressas do jornal viradas para cima, crie uma composição de sua autoria. Finalizando, você pode ainda escrever, desenhar mais alguma coisa que você quiser. Veja os exemplos abaixo:

 Colagem volta atrair artistas, ganha novos adeptos e invade as redes | VEJA  RIO  Pablo Picasso -Periodo Azul,Rosa,Obras e Tudo Mais!: Picasso na Barsa

 

 

 

 

 

EXERCÍCIOS DA AULA 14 – As Fases do Cubismo (Fase Analítica) Postagem em 12|11|2020.

 Enviar as respostas para o e-mail: moni3l@yahoo.com.br

1. Quando se estabelece a Fase Analítica, que é parte do trabalho de alguns artistas do Cubismo?

2.. Quais os artistas que mais se destacaram na Fase Analítica do Cubismo?

 

3. Quais eram as propostas e tendências da Fase Analítica do Cubismo? Como os artistas faziam suas composições?

4. Como são as cores usadas na Fase Analítica do Cubismo.

5. Como as frutas e as árvores são representadas na Fase Analítica do Cubismo? São exatamente iguais à sua forma real? Justifique sua resposta.  

 

6.  Observando “Jovem Mulher”, pintura do ano de 1909 de Picasso, como essa figura humana é retratada? Ela se parece com uma junção de figuras geométricas? Comente esta pergunta.


7. Em “Porto na Nomandia”, pintura de 1909, explique o que você entende ao observar esta pintura de Georges Braque. Quantos barcos têm? Quantos faróis? O que acontece com as cores usadas para pintar o céu e o mar?

 

8. VAMOS FAZER ARTE?🎨

Desenhe a sua rua ou a sua vila com todas as casas que você consegue perceber, mas vistas de cima para baixo. Tente se imaginar no alto e represente as casas da sua rua. Depois faça a mesma rua como se você estivesse sentado no chão da entrada da rua. Faça os dois desenhos em uma única folha, se desejar, pode colorir.

 

 

 

 

EXERCÍCIOS DA AULA 13 – O Período Africano nas Obras de Picasso Postagem em 21|10|2020.

 Enviar as respostas para o e-mail: moni3l@yahoo.com.br

 

1. Qual a primeira impressão de Picasso na Exposição do Museu Etnográfico de Paris e que foram as suas primeiras inspirações para a nova fase de seus trabalhos?

 

2. Sabemos que a Arte Africana teve um papel fundamental para o Período Africano em Picasso. Justifique essa afirmação com base no texto, e de como Picasso traduziu a Arte Africana em arte moderna.


3. Picasso simplificava as linhas e as formas e trouxe uma nova caracterização para seus personagens em suas obras. Diga como era essa caracterização.


4. De onde são as três referências artísticas que Picasso recorre para criar as cinco senhoritas retratadas em Les Demoiselles D’Avignon. 

 

 

 

 


 

EXERCÍCIOS DA AULA 12 – O Período Rosa nas Obras de Picasso Postagem em 02|10|2020.

 Enviar as respostas para o E-mail: moni3l@yahoo.com.br

 

 

1. Quais as cores e tons preferidos na paleta de Picasso para suas composições no Período Rosa? 

2. No Período Azul do artista, aprendemos que os temas eram sobre melancolia, pessoas tristes, problemas sociais, fome, miséria. Quais personagens são retratados no Período Rosa e qual o tema principal.

3..Os personagens circenses parecem felizes? Justifique sua resposta?


4. VAMOS FAZER ARTE? 

A partir de figuras de revistas, escolha as páginas que tenham as cores que Picasso usou no Período Rosa e monte uma composição sua, que pode ter a mistura de pessoas e objetos na sua colagem.

 

 

 

 

 

EXERCÍCIOS DA AULA 11 – O Período Azul nas Obras de Picasso Postagem em 17|09|2020.

   

1.O que  motivou Picasso a iniciar o Período Azul em seus trabalhos?

2.Escreva o que foi o Período Azul nas obras do artista.

3.Quais técnicas pictóricas Picasso utilizava para compor seus trabalhos no Período Azul?

4.Por que Picasso preferiu os tons de azuis para representar sentimentos como tristeza e depressão e pessoas em situações desumanas?

5.Observe a obra “A Tragédia” de 1903 e fale sobre o que você entende e o que acontece com aquelas pessoa

Pablo Picasso. The Tragedy, 1903


6.Em Velho “Judeu e um Garoto -1903”, o que aparenta acontecer com a dupla? Como é o olhar das figuras humanas? Olhe os pés do adulto e reforce a sua justificativa sobre o que pode estar acontecendo com os dois.


Pablo Picasso. Old Jew and a Boy, 1903






 
EXERCÍCIOS DA AULA 10Cubismo nas Obras de Picasso  

Postagem em 03|09|2020.

 

1. Já sabemos que Picasso é um artista bastante complexo quando falamos de seus períodos observados em suas obras. Quais os períodos por quais Picasso passou no que se refere ao seu trabalho?

 

2.Complete com as seguintes palavras: geométrica, Cubista, pintor, vanguarda.

Pablo PICASSO foi um importante __________do movimento ________, uma arte de __________, em que as figuras eram retratadas de forma ______________.

 

3.Você concorda que a arte do Cubismo é algo criado por pessoas que não sabem pintar e por isso desenham “blocos e quadrados?” Justifique sua resposta.

 

4.Qual o nome da primeira pintura a óleo de Picasso? Do que fala essa pintura e o que você entende quando a vê? (volte à aula 10).

 

5.Que idade tinha Picasso quando ele fez “O Picador”, a pintura óleo que representa detalhes das touradas espanholas em 1889?

6. Vamos Criar?

Passo 1. Você vai procurar uma imagem em páginas de revista .

Passo 2. Depois você vai quadricular toda a imagem com a sua régua e a ajuda de uma caneta comum.

Passo 3. Depois você vai recortar estes quadrados, que vão ficar iguais um jogo de quebra-cabeça. Espalhe-os na mesa.

Passo 4. Agora comece a colar as partes desse quebra-cabeça de maneira diferente da que era anteriormente.

Passo 5. Não vale colar igual, tente fazer uma pequena “bagunça” trocando os quadrados de lugar. Não esqueça nenhum.

Passo Final. Observe sua obra cubista. Tente tirar uma foto e mandar para mim.Eu posso publicar aqui no Blog se você quiser.

Deixei aqui em baixo👇 uns exemplos para vocês tirarem dúvidas.


      






EXERCÍCIOS DA AULA 9Cubismo Postagem em 20|08|2020.

 

4.No início do século XX, em Paris, Paul Cèzanne foi um precursor de um novo estilo que mudou a ideia de se fazer arte. Estamos falando do Cubismo. Quanto a este movimento marque uma ÚNICA alternativa FALSA, que completa a frase:

 
Os Cubistas...

a) Romperam com a ideia de arte como imitação da natureza.

b) Passaram a valorizar as formas geométricas.

c) A cor é o elemento mais importante da obra.

d) Reproduziam os objetos e figuras como se estivessem em pedaços.

 

5. Aula prática, vamos fazer?

Pegue uma folha de revista com uma imagem de pessoas ou paisagem, ou comida, pode ser colorida ou preto e branco também. Tente encontrar uma página inteira, grande com a imagem que você mais gostou, depois marque com uma régua, linhas verticais ou horizontais sobre a imagem, marcando onde você vai recortar. Desmonte toda a imagem, separando as peças e depois cole-as numa folha da maneira que você mais gostar. Você pode organizar as peças ou desorganizar na hora da colagem, criando um efeito diferente. Observe um exemplo abaixo, mas tente ser criativo. Você pode completar seu trabalho de colagem com alguns efeitos de lápis de cor ou Hidrocor (canetinhas). Se  você tiver e-mail, tente fotografar e enviar para mim no meu e-mail : moni3l@yahoo.com.br

Agora é a sua vez! Mostre que também sabe fazer obras cubistas.
 
Falando de Artes: Colagem Cubista - 3ºano
 
 
 
 


➽ EXERCÍCIOS DA AULA 7 
 MÁSCARA AFRICANA                     Postagem 09|07|2020.

1.Máscaras africanas são as mesmas comuns usadas outras festividades que conhecemos? Explique por que.


2.O que representavam essas máscaras africanas no primeiro momento, quando os viajantes ainda não tinham o entendimento sobre elas?


3.O que a máscara africana representa para o povo africano?
De acordo com o que você aprendeu sobre as máscaras africanas, quais materiais eram utilizados para a confecção dessas máscaras? 
Reescreva em seu caderno somente a resposta correta.

 BRONZE, MADEIRA, OURO , MARFIM, PELE DE ANIMAIS.
 DIAMANTE, CABELO HUMANO, PLÁSTICO, FITA ADESIVA.
 BRONZE, DIAMANTE, PELE DE ANIMAIS, VIDRO.
 TINTA INDUSTRIALIZADA, OURO, MARFIM, PELE DE ANIMAIS



4.Observe as máscaras abaixo e tente identificar de acordo com seu povo.


Máscaras africanas: beleza, magia e importância. (Para recortar e ...    Jerry Sarapochiello on Instagram: “African Dan people’s mask...#African arts#tribal arts#Dan people#decorative arts”        Chokwe Mask 43 MWANO PWO MASK     'Basi' Fish Mask - Bwa People, Burkina Faso



5. Agora você é artista!  Pegue um pedaço de papelão e modele um rosto, recorte e crie sua máscara africana, você ainda pode se inspirar nas nossas aulas e acrescentar em sua máscara todas cores que quiser, pode usar tinta, pode colar papéis coloridos, papel do jornal, pode tingir o papel de jornal para ela ficar bem primitiva, usar penas, e etc.No final recorte os olhos e boca se necessário. Vou deixar dois modelos aqui para você poderem se basear, podem escolher um ou fazer uma máscara da sua própria criação. 
Divirtam-se. Depois vou pedir que me mandem fotos de seus trabalhos para publicarmos na Sala de Leitura.

Chokwe       Senufo


















































Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Bem-vindos

APRESENTAÇÃO PARA TODAS AS TURMAS